Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará Mirim volta a conviver com problemas de energia


A população de Guajará Mirim começa a viver novamente o caos de energia elétrica que vivenciava na década de 80, quando os motores geradores eram velhos e defeituosos. Mas o problema atual não tem nada a ver com máquinas obsoletas e sim com uma linha de transmissão frágil e um atendimento demorado e pouco eficiente da Eletrobrás, antiga Ceron.

É comum a interrupção de energia por problemas em fios e transformadores, prejudicando a população do município, porém o mais grave é a demora em solucionar o problema. O serviço de atendimento ao cliente através do telefone funciona no Rio de Janeiro e até a informação chegar ao escritório local já se passaram duas, três horas. Mesmo quando se trata de uma solução simples como ligar a “canela” ( uma espécie de chave de proteção) que desarmou.

Outro problema é a falta de equipamentos na manutenção. No início de janeiro um poste caiu e não havia caminhão muck, sendo necessário esperar um veículo deslocar de Porto Velho. Há casos em que a interrupção demorou quase dez horas e prejudicou muito a bacia leiteira do município. Vários produtores perderam o leite. Comerciantes que dependem do resfriamento para manter seus produtos também sofreram prejuízos.

A Associação Comercial de Guajará Mirim já se movimenta para protestar contra as constantes interrupções de energia e as limitações de manutenção do escritório local se a concessionaria não der maior atenção ao município.

Fonte: Alexandre Badra

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)