Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

GUAJARÁ-MIRIM: Novos poços serão construídos em aldeias indígenas


das aldeias Laje Velho e Bom Futuro, localizadas em Guajará-Mirim estarão recebendo em breve, novo sistema de abastecimento de água e melhorias sanitárias.

Segundo informações do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) o processo para a construção de dois poços tubulares; um sistema de reservação com suporte em concreto armado para reservatório de 2.000 litros de água; sistema de distribuição com rede de água em tubulação PVC; lavanderia com banheiro; fossa séptica, entre outros benefícios, está sendo licitado pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core–RO).

De acordo com a chefe da Diesp, Maria Antônia Catunda, "as referidas aldeias já são atendidas através de poços amazonas, porém, a construção de novos poços, agora tubulares, visa melhorar ainda mais qualidade da água consumida pelos indígenas, além de prevenir contra doenças de veiculação hídrica".

Todo o trabalho de manutenção dos novos poços será executado pelos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) que residem na própria aldeia, capacitados pela Core – RO.

Para o Coordenador Regional da Funasa de Rondônia, Josafá Piauhy Marreiro, esta é mais uma ação, entre muitas outras, desenvolvida diariamente pela instituição com o propósito de melhorar ainda mais, a qualidade do atendimento de saúde prestado as comunidades indígenas.

Fonte: Funasa - julio.almeida@funasa.gov.br

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)