Segunda-feira, 12 de abril de 2010 - 17h59
Ao comemorar 81 anos de emancipação Guajará-Mirim passar ser a terceira cidade de Rondônia a contar com estação elevatória de tratamento de esgoto. Inaugurada no último sábado, a obra faz parte de um conjunto de investimentos em saneamento básico, financiado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através de convênio com a prefeitura.
A estação tem capacidade de atender toda a cidade. Os mais de R$ 2 milhões também viabilizaram a construção de rede coletora de esgoto, que passa a atender 200 residências e a interligação de uma rede já existente, na qual estão ligadas 900 casas. Todo o resíduo coletado na cidade, a partir de agora passa a receber tratamento.
Segundo o prefeito de Guajará-Mirim Atalíbio Pergorini este é um passo importante, que vai melhorar a saúde da população e reduzir o número de pessoas que buscam atendimento no hospital da cidade. “Ter o esgoto tratado é fundamental para qualquer cidade do Brasil”, ressaltou o chefe do executivo.
“Este é o maior presente que a população de Guajará-Mirim está recebendo no seu aniversário e que certamente, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no município”, disse o diretor técnico da Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd), Wilson Lopes ao falar durante a solenidade de inauguração das obras.
A deputada federal Marinha Raupp lembrou que as obras representavam uma conquista importante para comunidade. A parlamentar ressaltou que no início o recurso disponível era de apenas R$ 1 milhão e que após muitos esforços foi possível a liberação de mais R$ 1,1. Ela também agradeceu a Funasa e elogiou o trabalho da Coordenação Regional de Rondônia (Core-RO), pelo esforço na elaboração do projeto.
Também com recursos da Funasa foram construído anteriormente em Guajará-Mirim, uma lagoa de tratamento de resíduos e um laboratório de análise da água.
Fonte: Ascom FUNASA
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades
Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa
Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)