Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará e Ouro Preto ganham primeiras hortas orgânicas


 
Começam a funcionar esta semana em Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste as quatro estufas onde serão cultivadas as primeiras hortas orgânicas do projeto Hortas Pedagógicas, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), em parceria com a Emater e a Embrapa/RO, que busca ensinar como obter verduras e legumes de qualidade, livres de pesticidas e produzidos sem adubos químicos.

Nos 600 metros quadrados cobertos pelas quatro estufas, duas em cada município, os técnicos da Seapes irão trabalhar com jovens carentes e agricultores que já trabalham com hortaliças pelos métodos tradicionais. Em Guajará-Mirim, serão beneficiados 40 jovens que pertencem ao Centro Social Despertar e 20 famílias de horticultores, mesmo número de participantes das atividades no Centro de Treinamento da Emater (Center) em Ouro Preto do Oeste. Todos foram selecionados pelos extensionistas dos escritórios locais da Emater/RO.

Nesta primeira etapa, serão ensinadas técnicas de como preparar adubos orgânicos e biofertilizantes, como é o caso do adubo foliar, aplicado sobre ramos e folhas, além do preparo de inseticidas e fungicidas naturais, plantio de adubos verdes (puerária, feijão-de-porco, feijão-guandu, crotalária), todos elementos que melhoram o solo, a textura, a estrutura e ajudam a fixar o nitrogênio no solo, como é o caso do preparo do “bokashi”, inoculante de microorganismos oriundo do Japão, altamente eficaz para a fermentação de matéria orgânica.

Na seqüência, as aulas irão incluir técnicas de produção de mudas, preparo de canteiros, irrigação por gotejamento ou aspersão, plantio e transplantio, condução, controle fitossanitário e de plantas invasoras e, na última etapa, serão englobados os aspectos relativos ao cálculo dos custos de produção, colheita e pós-colheita, processamento (armazenamento, embalagem) e comercialização, inclusive a certificação nacional de produtor orgânico, emitida pelo Ministério da Agricultura.

As cerca de 400 famílias de horticultores de todo o estado que vão participar do projeto Hortas Orgânicas serão orientadas pelo técnico José Orestes Merola, da Embrapa/RO, e pelas agrônomas Solange da Costa Dantas e Luciany Marques, dos quadros da Seapes.
 
Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)