Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer convoca comunidade para triagem



O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC) está convocando a comunidade carente do município, que necessita realizar exames preventivos de câncer de colo de útero, pele e próstata, para que compareçam no próximo dia 24, ao auditório do Hospital Municipal, no período das 8 às 17 horas. O objetivo do chamado é para realização de uma triagem e encaminhamento da população para atendimento na Carreta Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos. Os interessados deverão levar fotocópia do documento de identidade, do CPF e do comprovante de residência. 

Pela terceira vez em Ji-Paraná, a Carreta Oncológica realizará este ano 240 atendimentos, permanecendo dois dias no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, dias 8 e 9 de abril. Segundo informações da vice-presidente do GAPC em Ji-Paraná, Silvia Cristina Amâncio Chagas, no último ano foram realizados 132 atendimentos na Carreta e desses, nove foram constatados como câncer de colo de útero, 10 como câncer de pele e 12 de próstata. 

“É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de diagnosticar o problema logo no início, o que aumenta muito as chances de cura. Então pedimos a todos aqueles que tenham suspeita de alguns desses três tipos de câncer, seja colo de útero, próstata ou pele, que participem da triagem para que possamos encaminhá-los ao atendimento na Carreta”, explicou Silvia. 

De acordo com dados do Hospital do Câncer, no último ano foram recebidos 1.239 pacientes em Barretos, provenientes de Rondônia, e realizados 13.157 atendimentos. Só de Ji-Paraná, foram enviados 155 pacientes e realizados 2.144 atendimentos, o que coloca o município em terceiro lugar no número de pacientes encaminhados. A capital, Porto Velho, encaminhou 161 pacientes e Vilhena 190. Todos os atendimentos são gratuitos. 

Todo o trabalho realizado em Ji-Paraná pela Carreta Oncológica acontece em parceria com o GAPC, por meio dos seus membros, que são voluntários.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: