Quarta-feira, 14 de novembro de 2007 - 11h02
Justiça reconhece legalidade e legitimidade
da greve dos trabalhadores em educação
de Guajará-Mirim
O juiz José Augusto Alves Martins, da Comarca de Guajará-Mirim, julgou improcedente a ação civil pública movida pela Prefeitura contra o Sintero, questionando a legalidade da greve dos trabalhadores em educação daquele Município. No dia 01 de novembro o Ministério Público estadual havia emitido parecer pela improcedência da ação. A paralisação durou 15 dias (teve início no dia 08 e terminou em 22 de agosto de 2007).
A diretoria da Regional Mamoré considerou de grande importância essa vitória para o movimento sindical, pois provou que os trabalhadores lutavam por uma causa justa. "Os trabalhadores em educação confiam na Justiça e se sentem de alma lavada, pois aqueles que são contra a educação diziam que a greve era conduzida por gente desequilibrada. Aí está o resultado. Justiça foi feita", desabafou Marileth Soares Diniz, diretora da Regional.
Em sua sentença de mérito, o magistrado destacou que "Também não se pode olvidar que o direito de greve é um típico direito de defesa destinado à proteção contra ingerências indevidas por parte dos Poderes Públicos e das entidades privadas. Assim, a falta de regulamentação, por si só, não é suficiente para impedir o seu exercício, posto que constitucionalmente reconhecido, razão pela qual não pode ser tido como ilegal a paralisação levada a efeito pelos filiados do requerido."
Ainda conforme a decisão judicial, "todos os requisitos exigidos pela lei foram observados pelos grevistas, havendo comunicação previa, sendo o movimento pacífico e ordenado, razão pela qual não há que se falar, também, na falta de legitimidade."
A decisão completa pode ser conferida na página do Tribunal de Justiça na internet, no seguinte endereço:
http://www2.tj.ro.gov.br/appg/jsp/documento.jsp?movimentoSelecionado=2&tipo=2&comarca=1&avancado=0¶metro=01520070066608
Fonte: Adércio Dias
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026
A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)