Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo participa da FICOP e apóia setor produtivo



O governador Confúcio Moura despachou na manhã do último sábado (9) no município de Pimenta Bueno, localizado a 500 km de Porto Velho. Aproveitando a participação do governo na I Feira Industrial e Comercial deste município, Moura recebeu diversas entidades do setor produtivo no escritório montado no estande do governo.

Além da participação na feira, o governo anunciou a liberação de quase 630 mil reais que beneficiarão 350 famílias através da Operação Arco Verde. A Arco Verde é uma ação do governo federal realizada em 36 municípios de 4 estados da Amazônia Legal (Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas) e tem como principal objetivo a discussão de um novo modelo produtivo para a região, na busca de sustentabilidade ambiental e econômica, proibindo o desmatamento nestes estados.

O governo entregou também 50 cheques de créditos liberados pelo Banco do Povo, a maioria financiamento para empreendedores do pólo de confecções.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) Édson Vicente anunciou a inauguração de uma agência do Banco do Povo em Pimenta Bueno no dia 20 de agosto, o início de um projeto de limpeza e encascalhamento de ruas, e mencionou o apoio financeiro e logístico do governo à feira.

Fizeram parte do estande do Governo de Rondônia as secretarias do Meio Ambiente, Planejamento, Agricultura e Desenvolvimento Econômico e Social, além da Superintendência de Turismo, Emater e Idaron.


Setor produtivo

Durante a manhã Confúcio Moura recebeu diversos representantes do setor produtivo.

Em audiência com Jacob Almeida, consultor do projeto Pirarucu do Sebrae/RO, Moura prometeu apoio do governo para a política de desenvolvimento da criação de pirarucu no estado.

Representantes de uma usina de álcool e açúcar solicitaram a abertura de estrada na região do município de Santa Luzia. O governador solicitou um projeto para colocar no mapa de compromissos do DER e disse que na próxima semana dará uma resposta ao grupo.

Representantes do polo de confecções, um dos mais expressivos do município, solicitou ao governo a reativação do incentivo tributário para as empresas do setor.

O governador se comprometeu em verificar a legalidade junto ao Tribunal de Contas do Estado para criar um incentivo tributário para todo o pólo de confecções e sugeriu o agendamento de um encontro entre o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco da Amazônia, governo do estado e empresários do setor para verificar a situação dos financiamentos também.

Representantes da associação moveleira solicitaram isenção tributária (ICMS) e propuseram ao Estado a compra de parte dos móveis e ouviram do governador que o Estado “quer valorizar o setor”. Confúcio disse que fará uma consulta ao Tribunal de Contas sobre a possibilidade de comprar produtos dos polos moveleiros do estado.

Confúcio Moura recebeu também o presidente do Sindcer (Sindicato Ceramista do Estado de Rondônia), Osvaldo Duarte Rosalino. A demanda do setor é para a legalização da categoria e crédito.
Na abertura da FICOP Moura citou o discurso proferido por ocasião da visita da presidente Dilma Rousseff a Rondônia, no qual enumerou as potencialidades do Estado: “Pimenta Bueno tem pressa. Se o governo não atrapalhar já é um grande feio. Mas nós apoiaremos firmemente o desenvolvimento não só de Pimenta Bueno, mas de toda o Estado”.

 

Sobre a Ficop

A feira é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Pimenta Bueno (ACIP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vão realizar a 1ª Feira Industrial e Comercial de Pimenta Bueno (FICOP), que acontece nos dias 8 e 9 de julho na Praça dos Pioneiros.

De acordo com informações do presidente da ACIP, Edmar Cosmo da Silva, o evento reuniu mais de 60 expositores de Rondônia e de outros Estados.

A 1ª edição da Ficop será aberta às 14 horas do dia 8, com a presença de várias autoridades locais e estaduais. A partir daí, a feira estará aberta com exposição e venda de produtos como telhas, tijolos, cerâmica, vestuários, moda verão, marcas e grifes, artesanatos em argila, madeira e elementos da terra, banca do agronegócio, estande de atendimento financeiro com várias instituições do setor, exposição e comercialização de veículos, dentre outros.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad