Terça-feira, 25 de maio de 2010 - 12h46
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) iniciou, ontem (24), a programação do VII Encontro Municipal de Atualização Administrativa, em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom). As oficinas serão realizadas nas dependências das Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc).
O objetivo é atender ao público-alvo da região de Cacoal, formada por servidores e gestores públicos de 13 prefeituras e câmaras de vereadores. Ministradas por membros e servidores do TCE, as aulas terminam nesta terça-feira, com a entrega de certificados aos participantes.
Durante a cerimônia de abertura, realizada ontem, no auditório da Câmara de Cacoal, chefes de Executivos e presidentes de Legislativos de municípios que estão sendo diretamente beneficiados com o Encontro falaram sobre a importância do evento para requalificar os servidores do quadro técnico.
Para o prefeito de Rolim de Moura, Tião Serraia, a iniciativa do TCE e da Arom de oferecer os cursos vem em boa hora: “O Encontro é anual, mas eu penso que deveria ser mensal, porque a legislação que rege a administração pública e seu entendimento são muito complexos. É preciso que nossos técnicos estejam bem instruídos para não errarmos.”
Já o chefe do Executivo de Pimenta Bueno, Augusto Plaça, acredita que as ações pedagógicas tomadas pelo TCE nos últimos tempos já têm dado resultado positivo para as administrações. “Essas oficinas preparam os funcionários públicos para que possam prestar um serviço de melhor qualidade às prefeituras e câmaras, beneficiando, por consequência, a população”, declarou.
Com apenas 60 dias de gestão à frente da Prefeitura, em razão da desincompatibilização do titular, o prefeito de Alto Alegre dos Parecis, Dirceu Alexandre da Silva, diz que a capacitação dos servidores é fundamental para uma gestão pública séria e honesta.
“Trouxe oito servidores para participar das oficinas, porque sei que isso vai resultar em uma equipe técnica mais preparada e cometendo o menor número de erros possível. Dessa forma, todos saem ganhando: o gestor, que corre menos riscos de ser punido por um erro, e a população, que tem um serviço público de melhor qualidade”, diz.
Atento às declarações dos gestores, o presidente em exercício do TCE, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, falou que, de fato, a intenção do Encontro é facilitar a participação dos servidores do interior do Estado nos cursos, sem a necessidade de deslocamento para a Capital. “O Tribunal de Contas, estando mais próximo do seu jurisdicionado, mostra que quer reeducar, para que falhas e erros não sejam cometidos”, completou.
Fonte: Ascom TCE
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade
A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)