Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Gestores destacam importância de Encontro para qualificação de servidores públicos


 
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) iniciou, ontem (24), a programação do VII Encontro Municipal de Atualização Administrativa, em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom). As oficinas serão realizadas nas dependências das Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc).

O objetivo é atender ao público-alvo da região de Cacoal, formada por servidores e gestores públicos de 13 prefeituras e câmaras de vereadores. Ministradas por membros e servidores do TCE, as aulas terminam nesta terça-feira, com a entrega de certificados aos participantes.

Durante a cerimônia de abertura, realizada ontem, no auditório da Câmara de Cacoal, chefes de Executivos e presidentes de Legislativos de municípios que estão sendo diretamente beneficiados com o Encontro falaram sobre a importância do evento para requalificar os servidores do quadro técnico.

Para o prefeito de Rolim de Moura, Tião Serraia, a iniciativa do TCE e da Arom de oferecer os cursos vem em boa hora: “O Encontro é anual, mas eu penso que deveria ser mensal, porque a legislação que rege a administração pública e seu entendimento são muito complexos. É preciso que nossos técnicos estejam bem instruídos para não errarmos.”

Já o chefe do Executivo de Pimenta Bueno, Augusto Plaça, acredita que as ações pedagógicas tomadas pelo TCE nos últimos tempos já têm dado resultado positivo para as administrações. “Essas oficinas preparam os funcionários públicos para que possam prestar um serviço de melhor qualidade às prefeituras e câmaras, beneficiando, por consequência, a população”, declarou.

Com apenas 60 dias de gestão à frente da Prefeitura, em razão da desincompatibilização do titular, o prefeito de Alto Alegre dos Parecis, Dirceu Alexandre da Silva, diz que a capacitação dos servidores é fundamental para uma gestão pública séria e honesta.

“Trouxe oito servidores para participar das oficinas, porque sei que isso vai resultar em uma equipe técnica mais preparada e cometendo o menor número de erros possível. Dessa forma, todos saem ganhando: o gestor, que corre menos riscos de ser punido por um erro, e a população, que tem um serviço público de melhor qualidade”, diz.

Atento às declarações dos gestores, o presidente em exercício do TCE, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, falou que, de fato, a intenção do Encontro é facilitar a participação dos servidores do interior do Estado nos cursos, sem a necessidade de deslocamento para a Capital. “O Tribunal de Contas, estando mais próximo do seu jurisdicionado, mostra que quer reeducar, para que falhas e erros não sejam cometidos”, completou.

Fonte: Ascom TCE
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam