Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Formação de alfabetizadores será iniciada



Aconteceu, na última quinta-feira, o lançamento oficial da formação dos alfabetizadores que estarão trabalhando com o programa do Governo Federal “Brasil Alfabetizado”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Nunes; o superintendente de gestão da Semed, Elvis Gomes Ferreira; a superintendente de ensino, Valmira Gouveia; e o técnico ba e eja da Semed, Francisco Herculano. O curso de formação acontecerá até o próximo dia 27, no período da noite, com um total de 40 horas/aula. 

Estão sendo disponibilizadas mil vagas para cidadãos acima de 15 anos, que desejem ser alfabetizados. A data para início das aulas é 30 de novembro e ainda há vagas para turmas na zona rural e urbana, apenas pouco mais de 500 vagas foram preenchidas. De acordo com informações de Gicelma Dias Pereira, gestora local do programa, o curso de alfabetização acontecerá durante oito meses, e após este período, os alunos que desejarem, serão encaminhados para o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), para continuação do curso. 

Na ocasião, o secretário municipal afirmou que 

Quem estiver interessado em colaborar com o Brasil Alfabetizado, como um alfabetizador, deverá procurar Gicelma na sede da Semed, em horário comercial. As aulas serão distribuídas em escolas municipais, priorizando a facilidade de acesso dos alfabetizandos. O curso terá uma carga horária semanal de 10 horas. Os alfabetizadores receberão, como ajuda de custo, uma bolsa de R$ 250,00 mensais. Servidores municipais também poderão concorrer a uma das vagas de alfabetizador. As aulas acontecerão de acordo com o horário disponível de cada profissional. Na zona urbana serão formadas turmas de 14 a 25 alunos, e na zona rural, de 7 a 14 alunos. 

Atualmente, de acordo com dados do IBGE, pelo senso do ano de 2.000, existem cerca de 11 mil analfabetos no município de Ji-Paraná. 

A necessidade de ser alfabetizado 

Alfabetizado o cidadão torna-se mais atuante, participativo e autônomo, de forma significativa na sociedade na qual este está inserido. É esta importância de ser alfabetizado que o indivíduo precisa ter conhecimento, ser realmente convencido das vantagens que a leitura e escrita trazem para o desenvolvimento social, financeiro e cultural. É apresentando este leque de vantagens que a Semed faz um apelo, um chamado a todos aqueles que não são alfabetizados para que realizarem as suas inscrições e participarem do programa “Brasil Alfabetizado”. A família tem importância decisiva neste contexto, quem é alfabetizado e convive com as pessoas que não sabem ler e escrever, devem orientá-las e convencê-las a ingressar nesse mundo novo, de descobertas. A Semed pede ajuda de toda a sociedade para se engajar nessa luta.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)