Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Follador vai a Brasíia buscar recursos para saúde


O prefeito de Cacaulândia, Adelino Follador, disse ontem que deve viajar a Brasília até o próximo dia 15, para agilizar com a bancada rondoniense no Congresso Nacional, a liberação dos recursos de pelo menos dois projetos de muito interesse para o Município, em especial o que diz respeito à construção do posto de saúde do Travessão B-40, que pelo tempo de projeto aprovado já deveria estar funcionando normalmente.

O prefeito informou que, além deste, um outro importante projeto e que será também motivo de sua viagem a Brasília é o da obra de canalização do Rio Cochá, que percorre   praticamente toda a cidade. Segundo ele, é uma obra cara, mais muito significativa para o projeto urbano de Cacaulândia, vez que dela depende a maioria das obras de infra-estrutura da capital do cacau. "Isso sem levar em consideração os aspectos ambientais e ecológicos", disse Follador, ressaltando que sua execução resulta em limpeza e até na reeducação da comunidade, além de promover a interligação entre os vários pontos da cidade, pelas obras-de-arte (pontes) previstas nos projeto.

Follador afirmou que tem mantido contatos constantes com todos os deputados e senadores de Rondônia em Brasília, e tem recebido deles   todo apoio, e por isso acredita na rápida liberação desses recursos.

CONSELHO DE SAÚDE

Defensor intransigente da "Atenção Básica" no âmbito da saúde pública, o secretário municipal e Saúde de Cacaulândia, Paulo Roberto Travassos, participou ontem (27) da reunião do Conselho Estadual de Saúde para discussão do Plano Estadual de Saúde.

O secretário que é vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), e que representa a maioria dos pequenos municípios, quer aproveitar a reunião para reiterar mais uma vez do secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, uma ação mais dinâmica para a liberação da contrapartida do Estado, dos recursos para os Hospitais de Pequenos Porte (HPP), previstos na estrutura normativa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), União e Estado, o que vai possibilitar a implementação da "Atenção Básica", instrumento de implantação de operacionalização do SUS, que visa substituir as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) – txt – crp.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç