Domingo, 29 de setembro de 2013 - 20h03
O deputado Adelino Follador (DEM) disse ontem (28) em Ariquemes, que espera finalmente, que no Estado e as instituições ligadas ao setor pesqueiro definam uma política real de incentivo para a piscicultura estadual, inclusive com um competente zoneamento, de modo que as áreas com aptidão possam ser melhores aproveitadas.
Para o deputado a reunião da última quarta-feira na Comissão da Agricultura da Assembléia Legislativa, que reuniu as principais autoridades do Estado na área, serviu para tirar dúvidas e para formar um juízo sobre a real situação do Estado em relação ao setor pesqueiro.
Na visão do deputado Adelino Follador a falta de uma política pública, um programa de governo para o setor, é responsável pelos maiores problemas na piscicultura, principalmente no que diz respeito à aquisição de insumos, especialmente a ração, e também em relação à comercialização.
Autor do projeto de isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre a comercialização e industrialização do pescado produzido em cativeiro no Estado de Rondônia, Follador lembrou que a Assembléia Legislativa chegou a aprovar financiamento de R$ 50 milhões, através do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (PEDISE), para investimento na piscicultura, setor quer continua com velhos problemas, eis que ficou à margem desses investimentos. “O Executivo precisa rever ou criar uma política específica para o setor pesqueiro, pois sabemos que esses investimentos foram direcionados para outras áreas do setor produtivo”, disse.
Ressaltando a importância da participação das principais autoridades do Estado ligadas ao setor primário, na reunião da Comissão da Agricultura – Evando Padovani, secretário de Estado da Agricultura, Nancy Maria Rodrigues, titular da SEDAN, Giovan Damo, Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Rondônia, Elisafan Batista, secretário Executivo da Emater, e Ilce Santos Oliveira, Coordenadora de Piscicultura SEDES, além de vários técnicos do governo estadual - Follador agradeceu a presença dos agentes e representantes de instituições como o Banco do Brasil e SEBRAE, que segundo ele, têm sido parceiros essenciais dos pequenos produtores de Rondônia.
O parlamentar disse que acredita muito na piscicultura, ao mesmo tempo em que se revelou preocupado com o setor, lembrando que, embora haja uma boa produção, especialmente do tambaqui (cativeiro), o preço de comercialização ao invés de aumentar sofreu uma ligeira retração, enquanto que o preço da ração experimentou um aumento considerado abusivo de mais de 50%, “o que considero um absurdo que precisa ser revisto”
Follador falou com alegria de sua proposta de isenção de ICMS para comercialização e industrialização do pescado, anotando que se sentia igualmente feliz em ver que sua proposta de inserir o peixe na merenda escolar já é uma realidade em alguns municípios, e no caso de Porto Velho, onde a Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), com a parceira da Prefeitura de Porto Velho, comercializa o pescado em bairros carentes a preços populares.
O deputado lembrou que com incentivos estaduais e federais o setor pode melhorar ainda mais, criando uma estrutura própria com frigorífico, fábrica de rações, podendo até criar sistema próprio para produção e comercialização, por meio de cooperativas de produção. “Precisamos unir forças para realização deste objetivo, pois é uma responsabilidade de todos nós”, disse.
Por fim, o deputado Adelino Follador agradeceu a presença de todas as autoridades à comissão, ressaltando a presença dos secretários estaduais, pelas informações que prestaram e pelo compromisso que fizeram de implementar medidas que possam alavancar o desenvolvimento do setor pesqueiro do Estado.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)