Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Municípios

FOLLADOR FAZ HOMENAGEM AO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES


Elevado a condição de município em 11 de outubro de 1977, Ariquemes comemora nesta quinta-feira (11) 41 anos de emancipação política e administrativa, e carrega em sua história os melhores exemplos de trabalho e desenvolvimento que, além de orgulho para sua comunidade, servem de modelo para vários municípios rondonienses, por seus resultados na economia e na política.

Acolhedor, ordeiro e rico por natureza, com uma exuberante biodiversidade, fauna, flora e uma infinidade de recursos naturais e minerais, de reconhecida importância para a economia do Estado, o Município de Ariquemes tornou-se modelo no desenvolvimento no setor primário, com destaque nas atividades produtivas da agropecuária, piscicultura, indústria e no agronegócio, conforme atesta o deputado Adelino Follador (DEM), uma das personalidades importantes da história do município.

Habitada desde sempre pelos povos indígenas Arikeme, que deu nome à cidade e que serve de homenagem a essa tribo, Ariquemes passou por diversas experiências administrativas, umas com mais outras com menos sucesso, mas todas acompanhadas pela população, pioneiros principalmente, que sempre defenderam o projeto de ter um lugar para se viver diferente, progressista, arrojado, íntegro e voltado para o interesse da própria comunidade. “Por isso é que hoje o Município de Ariquemes é um exemplo a ser seguido”, disse o deputado.

Fazendo a história, o deputado que integrou o primeiro Conselho Comunitário da cidade em 1977, falou com orgulho dessa época, destacando que ali todos estavam imbuídos do melhor dos sentimentos para construção de uma grande cidade. Segundo ele, no mesmo ano, antes da instalação do município, o Conselho Comunitário fazia o trabalho da Câmara Municipal (que não existia), prestando relevantes serviços à coletividade, contribuindo e atuando com decisão em várias frentes e ações que foram determinantes no processo de desenvolvimento da cidade.

Reconhecida e considerada hoje como a terceira maior cidade do Estado de Rondônia e também um dos maiores polos de educação superior da região, a cidade que se formou com base na migração. Adelino destaca as grandes colônias de gaúchos e paranaenses, que ainda hoje plantam soja e criam gado com a mesma desenvoltura que navega com segurança e alta velocidade com os recursos da Tecnologia da Informação (TI), na gestão de seus recursos, na administração municipal, e no conhecimento e domínio de técnicas de produção na indústria e no campo.

Apaixonado pela cidade que ajudou fundar e construir, Adelino Follador disse em ato em Ariquemes na manhã desta quinta-feira, que conhece bem a sua história e que sabe o quanto ela avançou nos últimos anos em infraestrutura urbana e desenvolvimento econômico e social. Ele renovou suas homenagens ao município, aos gestores e à população. “Parabenizo a todos os ariquemenses pelos 41 anos da nossa querida cidade”, declarou o parlamentar que foi reeleito nessas eleições para seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual.

Mais Sobre Municípios

Sebrae participa de palestra no PROFAZ

Sebrae participa de palestra no PROFAZ

No encontro do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico Sustentável dos

Encontro promovido pelo Sebrae em Rondônia, reúne agentes de desenvolvimento municipais para ciclo de palestras

Encontro promovido pelo Sebrae em Rondônia, reúne agentes de desenvolvimento municipais para ciclo de palestras

 O encontro dos atores de desenvolvimento aconteceu em Ouro Preto do Oeste, e mais de 40 representantes de municípios de Rondônia estiveram presentes

MP recomenda que Prefeito interrompa terceirização e nomeie concursados para o serviço de raio-x em Ariquemes

MP recomenda que Prefeito interrompa terceirização e nomeie concursados para o serviço de raio-x em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia emitiu notificação recomendatória ao Prefeito de Ariquemes, ao Secretário de Saúde e ao Procurador-Geral do Município

MP apura possível negligência na aplicação de recursos financeiros pelo município de Pimenta Bueno

MP apura possível negligência na aplicação de recursos financeiros pelo município de Pimenta Bueno

O Ministério Público do Estado de Rondônia instaurou inquérito civil  com o objetivo de apurar possível negligência na esfera administrativa do municí