Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Follador defende diálogo em marcha de prefeitos a Brasília



Acompanhando, como sempre fez, a XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o ex-prefeito de Cacaulândia, Adelino Follador, disse, por telefone, que até o ligeiro confronto entre o presidente Lula e o presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves, foi muito produtivo, porque deu o tom das dificuldades enfrentadas pelos prefeitos, que começam pela falta de diálogo com o Governo Federal.

Follador disse que engrossou a fila dos mais de 500 prefeitos na marcha ao Congresso Nacional, em defesa da causa municipalista, em especial no que diz respeito a uma melhor divisão do bolo tributário, visto que da forma como está, aquele que gera a riqueza – município – "é o maior penalizado, com uma participação ínfima no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no ICMS", afirmou.

O ex-prefeito de Cacaulândia elogiou a atuação de senadores e deputados no ato da Marcha dos Prefeitos, e ressaltou que o município, via de regra, não tem recursos, mas tem a obrigação de acudir a todos. Ele prevê que é preciso realizar uma profunda mudança no sistema tributário de modo que o município – célula mater da organização estatal e da sociedade – possa executar os serviços que lhe são de obrigação e gerar os benefícios sociais à população garantidos pela Constituição Federal, entre eles saúde, educação, estradas, etc.

Adelino Follador, que é pré-candidato a prefeito de Ariquemes, ao defender os prefeitos da Amazônia, lembrou que é impossível comparar a situação dos municípios da Amazônia com a dos municípios de São Paulo ou Rio Grande do Sul, por exemplo. Ele afirma que para se ter uma idéia, basta citar que o clima amazônico exige uma manutenção constante das estradas sob pena de isolamento, o que não acontece em outras regiões, e esse serviço de manutenção é caro e exige muitos equipamentos, segundo ele, uma das grandes dificuldades dos prefeitos de Rondônia, que se alia ao transporte escolar (Educação) e à Saúde.

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)