Quinta-feira, 3 de outubro de 2013 - 21h26
Membros da Diretoria, brincante, artistas e amigos doBoi-Bumbá Flor do Campo promoveram na Câmara de Vereadores de Guajará, manifestação em defesa da realização e da preservação do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, e em favor da proteção e perpetuação da brincadeira de boi-bumbá, patrimônio imaterial do povo brasileiro.
A manifestação aconteceu de forma ordeira, com os participantes ostentando diversas mensagens de protesto grafadas em cartazes, além de um estridente ‘apitaço’ promovido pelos manifestantes, chamando a atenção de todos que chegavam para participar da cerimônia pública que acontecia no plenário da Câmara.
Lideranças do movimento lamentaram o posicionamento do fundador da Nação Azul e Branca, Senhor Leonilson Muniz (o Léo) que, atendendo recomendação do Gabinete da SEMCET, orientou seus brincantes e artistas a não participarem do evento, dividindo ao meio o movimento. “Fico triste com a recuo da Diretoria do Malhadinho, que não entendeu o nosso objetivo que é somar a força das duas nações e garantir a realização do Festival”, declarou Izabel Assunção de Lima, colaboradora do Flor do Campo.
“Fazer bonitas alegorias, fantasias e coreografias não garante mais a sobrevivência do Festival. Flor do Campo e Malhadinho devem se organizar politicamente, protestar e deixar claro nossa insatisfação com o poder público e as autoridades que não cuidam com respeito e responsabilidade do Festival de Guajará”, afirmou a brincante Luciane Barbosa.
Porém, mesmo sozinho, o Flor do Campo chamou pra si a responsabilidade de realizar o protesto e, comandando seus bravos brincantes durante todo manifestação, deixou aos presentes, em especial para todas as autoridades, seu veemente protesto e repúdio quanto ao descaso para com a cultura popular.
No encerramento da solenidade, as autoridades presentes e parte dos convidados saíram, taticamente, pelas portas do fundo da Câmara, sem passar pelos manifestantes.
Foi neste momento que um representante da Nação Vermelha e Branca fez uso da palavra, observando que as autoridades estavam fugindo do recinto. Finalizou a manifestação lembrando que 2014 é ano de eleição e reeleição de políticos. “Aí eles virão pela porta da frente de nossas casas, na maior cara de pau, pedir o nosso voto, e será neste momento que vamos lembrar a todos eles de nossos sonhos e desejos para o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, e daremos nossas respostas nas urnas”.
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)