Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

FLOR DO CAMPO FAZ PROTESTO EM DEFESA DO FESTIVAL


Membros da Diretoria, brincante, artistas e amigos doBoi-Bumbá Flor do Campo promoveram na Câmara de Vereadores de Guajará, manifestação em defesa da realização e da preservação do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, e em favor da proteção e perpetuação da brincadeira de boi-bumbá, patrimônio imaterial do povo brasileiro.FLOR DO CAMPO FAZ PROTESTO EM DEFESA DO FESTIVAL - Gente de Opinião

A manifestação aconteceu de forma ordeira, com os participantes ostentando diversas mensagens de protesto grafadas em cartazes, além de um estridente ‘apitaço’ promovido pelos manifestantes, chamando a atenção de todos que chegavam para participar da cerimônia pública que acontecia no plenário da Câmara.

Lideranças do movimento lamentaram o posicionamento do fundador da Nação Azul e Branca, Senhor Leonilson Muniz (o Léo) que, atendendo recomendação do Gabinete da SEMCET, orientou seus brincantes e artistas a não participarem do evento, dividindo ao meio o movimento. “Fico triste com a recuo da Diretoria do Malhadinho, que não entendeu o nosso objetivo que é somar a força das duas nações e garantir a realização do Festival”, declarou Izabel Assunção de Lima, colaboradora do Flor do Campo.

“Fazer bonitas alegorias, fantasias e coreografias não garante mais a sobrevivência do Festival. Flor do Campo e Malhadinho devem se organizar politicamente, protestar e deixar claro nossa insatisfação com o poder público e as autoridades que não cuidam com respeito e responsabilidade do Festival de Guajará”, afirmou a brincante Luciane Barbosa.

Porém, mesmo sozinho, o Flor do Campo chamou pra si a responsabilidade de realizar o protesto e, comandando seus bravos brincantes durante todo manifestação, deixou aos presentes, em especial para todas as autoridades, seu veemente protesto e repúdio quanto ao descaso para com a cultura popular.

No encerramento da solenidade, as autoridades presentes e parte dos convidados saíram, taticamente, pelas portas do fundo da Câmara, sem passar pelos manifestantes.

Foi neste momento que um representante da Nação Vermelha e Branca fez uso da palavra, observando que as autoridades estavam fugindo do recinto. Finalizou a manifestação lembrando que 2014 é ano de eleição e reeleição de políticos. “Aí eles virão pela porta da frente de nossas casas, na maior cara de pau, pedir o nosso voto, e será neste momento que vamos lembrar a todos eles de nossos sonhos e desejos para o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, e daremos nossas respostas nas urnas”.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

A Administração Distrital de Nova Mutum Paraná, sob a liderança de Rosenilde Alexandria, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (S

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)