Segunda-feira, 19 de novembro de 2007 - 17h46
O deputado Ernandes Amorim (PTB) disse em discurso hoje (19), na Câmara Federal, que está constrangido pela decisão do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em levar adiante a publicação do edital de concessão para uso da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, em total desrespeito ao povo de Rondônia.
Estou certo de que a Justiça Federal em Rondônia, ouvirá os apelos da população e das classes representativas do estado, concedendo a liminar, adiando o lançamento desse edital por mais 90 dias, que nos dará a oportunidade de uma ampla discussão com toda a sociedade rondoniense, disse esperançoso o deputado.
No dia 14 passado, mesmo dia da publicação do edital, o parlamentar ingressou com ação popular solicitando a suspensão por 90 dias e com realizações de novas audiências públicas para assegurar a participação dos interessados, principalmente dos eventuais beneficiados, os morados de Cujubim e Itapuã do Oeste, municípios na área da Flona do Jamari.
Antes de recorrer da Justiça, Amorim promoveu gestões nos Ministérios das Relações Institucionais, Casa Civil, Justiça e Meio Ambiente, no intuito de ampliar as discussões. Também obteve apoio num manifesto assinado por sete deputados federais e dois senadores da bancada de Rondônia.
Entendemos, e assim a lei determina que um processo dessa magnitude deva ser precedida de uma grande discussão com a sociedade, com ampla divulgação e realização em ambiente publico com fácil acesso a população interessada. E foi exatamente o que não ocorreu, pois as tais audiências publicas por eles promovidas, foram um arremedo, pois uma minúscula platéia, formada pela sua grande maioria de pequenos agricultores mal informados e com acenos de trabalho e outros tipos de ganhos, foram arrebanhados para com suas presenças darem validades às referidas audiências publicas, disse o deputado em seu discurso.
Amorim reforçou a necessidade de ampla mobilização e participação do povo de Rondônia, nesse processo de grande importância, pois além dos aspectos econômicos envolve questões até de segurança nacional, pois está em jogo o sub-solo rico em minerais estratégicos e a rica floresta com essências florestais, que tem sido objeto de grandes ações de biopirataria.
Fonte: Yodon Guedes
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)