Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

FLONA DO JAMARI: Amorim faz apelo na Câmara


O deputado Ernandes Amorim (PTB) disse em discurso hoje (19), na Câmara Federal, que está constrangido pela decisão do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em levar adiante a publicação do edital de concessão para uso da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, em total desrespeito ao povo de Rondônia.

“Estou certo de que a Justiça Federal em Rondônia, ouvirá os apelos da população e das classes representativas do estado, concedendo a liminar, adiando o lançamento desse edital por mais 90 dias, que nos dará a oportunidade de uma ampla discussão com toda a sociedade rondoniense”, disse esperançoso o deputado.

No dia 14 passado, mesmo dia da publicação do edital, o parlamentar ingressou com ação popular solicitando a suspensão por 90 dias e com realizações de novas audiências públicas para assegurar a participação dos interessados, principalmente dos eventuais beneficiados, os morados de Cujubim e Itapuã do Oeste, municípios na área da Flona do Jamari.

Antes de recorrer da Justiça, Amorim promoveu  gestões nos Ministérios das Relações Institucionais, Casa Civil, Justiça e Meio Ambiente, no intuito de ampliar as discussões. Também obteve apoio num manifesto assinado por sete deputados federais e dois senadores da bancada de Rondônia.

“Entendemos, e assim  a lei determina que um processo dessa magnitude deva ser precedida de uma grande discussão com a sociedade, com ampla divulgação e realização em ambiente publico com fácil acesso a população interessada. E foi exatamente o que não ocorreu, pois as tais “audiências publicas” por eles promovidas, foram um arremedo, pois uma minúscula platéia, formada pela sua grande maioria de pequenos agricultores mal informados e com acenos de trabalho e outros tipos de ganhos, foram arrebanhados para com suas presenças darem validades às referidas audiências publicas”, disse o deputado em seu discurso.

Amorim reforçou a necessidade de ampla mobilização e participação do povo de Rondônia, nesse processo de grande importância, pois além dos aspectos econômicos envolve questões até de segurança nacional, pois está em jogo o sub-solo rico em minerais estratégicos e a rica floresta com essências florestais, que tem sido objeto de grandes ações de biopirataria.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)