Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

FLONA DO JAMARI: Amorim faz apelo na Câmara


O deputado Ernandes Amorim (PTB) disse em discurso hoje (19), na Câmara Federal, que está constrangido pela decisão do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em levar adiante a publicação do edital de concessão para uso da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, em total desrespeito ao povo de Rondônia.

“Estou certo de que a Justiça Federal em Rondônia, ouvirá os apelos da população e das classes representativas do estado, concedendo a liminar, adiando o lançamento desse edital por mais 90 dias, que nos dará a oportunidade de uma ampla discussão com toda a sociedade rondoniense”, disse esperançoso o deputado.

No dia 14 passado, mesmo dia da publicação do edital, o parlamentar ingressou com ação popular solicitando a suspensão por 90 dias e com realizações de novas audiências públicas para assegurar a participação dos interessados, principalmente dos eventuais beneficiados, os morados de Cujubim e Itapuã do Oeste, municípios na área da Flona do Jamari.

Antes de recorrer da Justiça, Amorim promoveu  gestões nos Ministérios das Relações Institucionais, Casa Civil, Justiça e Meio Ambiente, no intuito de ampliar as discussões. Também obteve apoio num manifesto assinado por sete deputados federais e dois senadores da bancada de Rondônia.

“Entendemos, e assim  a lei determina que um processo dessa magnitude deva ser precedida de uma grande discussão com a sociedade, com ampla divulgação e realização em ambiente publico com fácil acesso a população interessada. E foi exatamente o que não ocorreu, pois as tais “audiências publicas” por eles promovidas, foram um arremedo, pois uma minúscula platéia, formada pela sua grande maioria de pequenos agricultores mal informados e com acenos de trabalho e outros tipos de ganhos, foram arrebanhados para com suas presenças darem validades às referidas audiências publicas”, disse o deputado em seu discurso.

Amorim reforçou a necessidade de ampla mobilização e participação do povo de Rondônia, nesse processo de grande importância, pois além dos aspectos econômicos envolve questões até de segurança nacional, pois está em jogo o sub-solo rico em minerais estratégicos e a rica floresta com essências florestais, que tem sido objeto de grandes ações de biopirataria.

Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Municípios

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Nos últimos dias, o Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz registrou uma queda de aproximadamente 60% no número de pacientes internados em tr