Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

FILANTROPIA: Santa Casa faz 6 anos de serviços prestados à comunidade


FILANTROPIA: Santa Casa faz 6 anos de serviços prestados à comunidade  - Gente de Opinião
 
Com o slogan “Seis Anos de uma Vida Dedicada a Você”, a direção da instituição promoveu um café da manhã hoje (13) alusivo à comemoração da abertura dos atendimentos da Santa Casa de Misericórdia em Ji-Paraná iniciado aos onze de novembro de 2004. O evento contou com a presença de pacientes, políticos, religiosos e imprensa local.

Após muitas dificuldades às obras arquitetônicas começaram em 2000 e iniciaram com apoio de diversos políticos da época. Segundo a Diretora Presidente e fundadora, Marta Kopper, o projeto inicial era um abrigo para pessoas carentes. “Um dia, andando pelos corredores já construídos me senti tocada por nossa padroeira Nossa Senhora Aparecida, pois um abrigo não iria atender de forma necessária a população carente, deveria ser ali um hospital, uma Santa Casa”, relembra.

Para o Governador Ivo Cassol (PP), o trabalho social desenvolvido pela entidade tem de continuar. Quando se tem o atendimento regional é sinal que precisa ser bem exercido, onde a parceria dos dois deputados locais com as emendas (lê-se Jesualdo Pires [PSB] e Euclides Maciel [PSDB]) é fundamental. “Reduzir distância no atendimento médico com um só propósito, ou seja, fazer com que o serviço em saúde a população torne-se melhor, haja vista que esta Casa é de todos. Esta casa é nossa!”, afirma Cassol.

Marta Kooper ressalta que a Santa Casa cresceu. Antes ela prestava apenas o atendimento com consultas, e aos poucos foram trazidas emendas políticas, que proporcionaram a chegada de laboratórios, contratação de novos médicos/parceiros, e o nosso projeto mais ambicioso esta quase se tornando uma realidade, que é o Centro de Reabilitação Fisioterápico. “Cada dia uma conquistas, tudo foi uma grande vitória”, comemora Kopper. 

Segundo a aposentada Maria do Carmo (paciente) é bom aguardar por uma consulta realizada na Santa Casa. “Aqui eu me sinto bem, em casa. Não tem desespero, aguardo na certeza que serei atendida bem e com conforto até no aguardo pela consulta”, declara. 

Com o nome Associação de Promoção Humana Parque dos Pioneiros, A Santa Casa de Misericórdia da nossa cidade segue com o propósito de promover o bem-estar social com atendimento humanizado à saúde e hoje já ultrapassa a margem 30 mil consultas realizadas, com cerca de 800 atendimentos/mês, 10 especialidades e exames, que são os laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassom. Ainda sendo possível a intermediação de cirurgias e tratamentos até mesmo para fora do Estado.

A Santa Casa de Misericórdia hoje é uma clínica particular das pessoas carentes e tem como projeto até 2013 ser um hospital de referência no Estado de Rondônia. Informações sobre agendamentos de consultas podem ser adquiridas pelo telefone 3424-7686.

Fonte: Etiene Gonçalves

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)