Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

FETAGRO estabelece parceria com universidades para implantação do Laboratório Escola de Fitoterapia


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Universidade Federal de Pernambuco (UNPE) para a elaboração do Projeto do Laboratório Escola de Fitorerapia, atendendo uma reivindicação antiga do Movimento Sindical Rural de capacitar produtores rurais para a correta utilização de plantas medicinais para tratamento de doenças e recuperação da saúde.

A elaboração do projeto utilizará como modelo experiências de laboratórios construídos na Região Nordeste que registram eficiência na manipulação e beneficiamento de fitoterápicos com baixo custo de implantação, construídos em parceria com as comunidades e organizações. Também será realizado um levantamento, por meio de questionário, das principais doenças que atingem a população do campo e também das plantas medicinais já produzidas, bem como das plantas mais utilizadas.

Em Rondônia, a implantação do laboratório se dará também pela construção de parcerias com a Pastoral da Saúde e com os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) para organizar o processo de plantio, produção comercialização dos produtos e também no processo de capacitação. De acordo com o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, o processo de capacitação é etapa fundamental do projeto e para isso já está agendado para a o mês de novembro a realização do primeiro processo formativo com a participação da Unir e da UNPE.

Nesse processo de capacitação, que contará com a contribuição da professora doutora Claudia Lima da UFPE será aprofundado sobre a importância da fitoterapia, suas potencialidades e sua aplicabilidade na medicina preventiva. Será debatido também os desafios para a implementação de uma rede de fitoterapia e das políticas públicas e legislações já produzidas. Segundo a professora Claudia, que esteve visitando a Fetagro nesta semana, é válido ressaltar a importância dos fitoterápicos à saúde pelo seu grande potencial preventivo e por ser uma alternativa menos agressiva. Mencionou também que os fitoterápicos têm característica própria de agricultura familiar para sua produção.

Fábio Menezes informou que a Federação, ao construir o projeto, irá buscar recursos para implantação do laboratório, trabalhará com a produção da agricultura familiar e organizará uma campanha de conscientização sobre o uso e a produção das plantas medicinais para prevenção à saúde. Mas, segundo o presidente, para efetivar esse projeto é preciso que a Prefeitura de Ji-Paraná conclua o trabalho de recuperação do prédio sede, localizado na Linha 94; e faça, oficialmente, o repasse do mesmo à Fetagro, como cumprimento do Termo de Autorização de Uso do prédio público assinado em 27 de dezembro de 2012 entre a Federação e a Prefeitura.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç