Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

FETAGRO estabelece parceria com universidades para implantação do Laboratório Escola de Fitoterapia


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Universidade Federal de Pernambuco (UNPE) para a elaboração do Projeto do Laboratório Escola de Fitorerapia, atendendo uma reivindicação antiga do Movimento Sindical Rural de capacitar produtores rurais para a correta utilização de plantas medicinais para tratamento de doenças e recuperação da saúde.

A elaboração do projeto utilizará como modelo experiências de laboratórios construídos na Região Nordeste que registram eficiência na manipulação e beneficiamento de fitoterápicos com baixo custo de implantação, construídos em parceria com as comunidades e organizações. Também será realizado um levantamento, por meio de questionário, das principais doenças que atingem a população do campo e também das plantas medicinais já produzidas, bem como das plantas mais utilizadas.

Em Rondônia, a implantação do laboratório se dará também pela construção de parcerias com a Pastoral da Saúde e com os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) para organizar o processo de plantio, produção comercialização dos produtos e também no processo de capacitação. De acordo com o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, o processo de capacitação é etapa fundamental do projeto e para isso já está agendado para a o mês de novembro a realização do primeiro processo formativo com a participação da Unir e da UNPE.

Nesse processo de capacitação, que contará com a contribuição da professora doutora Claudia Lima da UFPE será aprofundado sobre a importância da fitoterapia, suas potencialidades e sua aplicabilidade na medicina preventiva. Será debatido também os desafios para a implementação de uma rede de fitoterapia e das políticas públicas e legislações já produzidas. Segundo a professora Claudia, que esteve visitando a Fetagro nesta semana, é válido ressaltar a importância dos fitoterápicos à saúde pelo seu grande potencial preventivo e por ser uma alternativa menos agressiva. Mencionou também que os fitoterápicos têm característica própria de agricultura familiar para sua produção.

Fábio Menezes informou que a Federação, ao construir o projeto, irá buscar recursos para implantação do laboratório, trabalhará com a produção da agricultura familiar e organizará uma campanha de conscientização sobre o uso e a produção das plantas medicinais para prevenção à saúde. Mas, segundo o presidente, para efetivar esse projeto é preciso que a Prefeitura de Ji-Paraná conclua o trabalho de recuperação do prédio sede, localizado na Linha 94; e faça, oficialmente, o repasse do mesmo à Fetagro, como cumprimento do Termo de Autorização de Uso do prédio público assinado em 27 de dezembro de 2012 entre a Federação e a Prefeitura.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)