Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 - 11h09
Ao longo do mês de dezembro, a cidade de Machadinho do Oeste realizará várias atividades. Apresentações de coral e teatro vão envolver toda a cidade.
Nos sábados do mês em que se comemora uma das datas mais esperadas do ano, o Natal, a praça municipal Governador Jorge Teixeira vai receber a encenação do nascimento de Jesus. Nesta segunda-feira (5), será iniciada as festividades a partir das 20h, com queima de fogos e apresentações natalinas.
O município tem sua principal renda econômica em atividades agrícolas, como bois de corte e leiteiro, agricultura familiar e o agronegócio, que são responsáveis por mais de 50% do setor produtivo. O objetivo do projeto Cultural Natalino é fomentar ainda mais a cidade nesta época do ano.
Engajando toda a sociedade a Associação Comercial e Empresarial de Machadinho do Oeste (Acema) estudou a proposta junto com o comércio, escolas, entidades públicas onde decidiram implantar o projeto natalino.
Segundo a presidente da Acema, Madalena Teresinha Strack Petik, o festival vai ter um impacto extremamente positivo para a cultura e o lazer dos machadienses. “Com o evento, se pretende implantar uma tradição cultural de toda a população do município e no calendário de festividades do estado, comparando com o festejo do Flor do Maracujá [arraial de Porto Velho]”, disse Madalena.
Tendo conhecimento do interesse de implantar a cultura natalina na cidade, a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e o deputado Ezequiel Junior deram apoio financeiro de R$ 40 mil para serem custeadas despesas com pisca-pisca, led, cascata, árvores, flocos de neve, bolas para árvore e diversos materiais para decoração.
Para o coordenador de Cultura, Fabiano Barros, este momento de engajamento deixa claro que a cidade esta bem preparada para implementação do projeto e consolidar esse evento no calendário de festividades de Rondônia.
De acordo com o títular da Sejucel, Rodnei Paes, as festas natalinas não se tratam exclusivamente de uma manifestação religiosa. Para ele, é compreendido que a festa se tornou um movimento cultural que agrega valores como, confraternização, além de produzir manifestações artísticas.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da Acema
Secom - Governo de Rondônia
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul
José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de co
O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav