Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 - 11h09
Ao longo do mês de dezembro, a cidade de Machadinho do Oeste realizará várias atividades. Apresentações de coral e teatro vão envolver toda a cidade.
Nos sábados do mês em que se comemora uma das datas mais esperadas do ano, o Natal, a praça municipal Governador Jorge Teixeira vai receber a encenação do nascimento de Jesus. Nesta segunda-feira (5), será iniciada as festividades a partir das 20h, com queima de fogos e apresentações natalinas.
O município tem sua principal renda econômica em atividades agrícolas, como bois de corte e leiteiro, agricultura familiar e o agronegócio, que são responsáveis por mais de 50% do setor produtivo. O objetivo do projeto Cultural Natalino é fomentar ainda mais a cidade nesta época do ano.
Engajando toda a sociedade a Associação Comercial e Empresarial de Machadinho do Oeste (Acema) estudou a proposta junto com o comércio, escolas, entidades públicas onde decidiram implantar o projeto natalino.
Segundo a presidente da Acema, Madalena Teresinha Strack Petik, o festival vai ter um impacto extremamente positivo para a cultura e o lazer dos machadienses. “Com o evento, se pretende implantar uma tradição cultural de toda a população do município e no calendário de festividades do estado, comparando com o festejo do Flor do Maracujá [arraial de Porto Velho]”, disse Madalena.
Tendo conhecimento do interesse de implantar a cultura natalina na cidade, a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e o deputado Ezequiel Junior deram apoio financeiro de R$ 40 mil para serem custeadas despesas com pisca-pisca, led, cascata, árvores, flocos de neve, bolas para árvore e diversos materiais para decoração.
Para o coordenador de Cultura, Fabiano Barros, este momento de engajamento deixa claro que a cidade esta bem preparada para implementação do projeto e consolidar esse evento no calendário de festividades de Rondônia.
De acordo com o títular da Sejucel, Rodnei Paes, as festas natalinas não se tratam exclusivamente de uma manifestação religiosa. Para ele, é compreendido que a festa se tornou um movimento cultural que agrega valores como, confraternização, além de produzir manifestações artísticas.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da Acema
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho
Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio
Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho
O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)