Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Festa da Virada em Ji-Paraná resgatou tradição



Com os muitos festejos por todo o País o ano de 2014 começou, enfim. A perspectiva de tempos melhores para todos está renovada e vibra forte nas mentes e corações da maioria das pessoas. Principalmente para aquelas que estavam reunidas em grupos e apreciaram o brilho inspirador dos fogos de artifício. Cerca de 15 mil jiparanaenses, que estavam na área do Beira-rio receberam este grande estímulo com a queima de fogos de 10 minutos patrocinada pela Prefeitura Municipal, o ponto alto da grande “Festa da Virada”, organizada pela Secretaria Municipal de Governo.

Caminhões, carros e ônibus também pararam na BR-364 para apreciar o céu riscado por tantas cores. “Estamos resgatando a auto-estima, além de inserir a cidade no contexto dos bons eventos de Rondônia”, afirmou o prefeito Jesualdo Pires, pouco antes da virada.

Acompanhado da primeira dama, Lilian Pires, do secretário de Governo, Ari Saraiva e de vários políticos, ele comandou na hora certa a contagem regressiva para receber 2014 com todas as honras, diante de uma platéia entusiasmada.

“Vimos que a população esperava por uma festa assim, que não era feita há dez anos. Os cidadãos retribuem a esta iniciativa do poder público, comparecendo em massa ao nosso evento e não destruindo nenhum enfeite de Natal na cidade”, reiterou Jesualdo.

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, o vereador Nilton Cézar Rios, enfatizou que ficou muito surpreso com a adesão da população e frisou que é muito honroso para Ji-Paraná realizar uma comemoração popular desta importância.

Anderson Rodrigo de Jesus e sua esposa, Diane Ferreira Barbosa, vieram com a filha Manoela, de apenas um ano. Ele declarou que eram frequentadores assíduos da queima de fogos na cidade vizinha. “Este ano decidimos ficar em Ji-Paraná”, disseram.

A pipoqueira Madalena Magalhães, também sentiu que entrou em 2014 com o pé-direito. Ela e o filho, de 16 anos, venderam em dois carrinhos mais de 200 pacotes de milho até uma hora da madrugada, três antes do fim do evento. Os cerca de 60 policiais militares, encarregados da segurança no local, felizmente não registraram nenhuma ocorrência séria durante o andamento da festa.

Adriana Meira, a cantora jiparanaense, que se apresentou antes e depois da virada, se mostrou entusiasmada com esta iniciativa da prefeitura, valorizando os artistas locais. “A cidade merecia e precisava de momentos assim. Afinal, se divertir é tão importante quanto trabalhar”, pontuou.

TRABALHO DE EQUIPE - A “Festa da Virada” começou às 14 horas e transcorreu até as quatro horas da madrugada. A primeira etapa, durante a tarde, contou com atividades para as crianças em pula-pulas e escorregadores, além da distribuição gratuita de pipoca, algodão doce e churros.

Para coordenar esta etapa e as atrações do período noturno, que contou com uma grande estrutura de som e iluminação, foram mobilizados 60 funcionários da prefeitura. Passaram pelo palco da festa as seguintes atrações: Dj Patrícia, Adriana Meira, Marcos Vanucci, Myke Rodrigues e as bandas gospel Liberdade para Cristo e Nova Vida.

Por orientação do prefeito Jesualdo Pires foram prestigiados artistas e músicos locais. “Agradecemos demais a todos por doarem um pouco do seu tempo para servir a cidade de Ji-Paraná e ajudar a prefeitura a atender um clamor da população, no sentido de inserir a cidade no cenário dos bons eventos em Rondônia”, externou o Secretário Municipal de Governo, Ari Saraiva.

A “Festa da Virada” também serviu para que a prefeitura empreendesse melhorias na área do Beira-Rio como a limpeza da lagoa, recuperação de ruas, pintura de guias, reforma de palco e instalação de luminárias.

“Queremos transformar este lugar em uma grande área de encontro, muito bonita, com muito verde, para a nossa população. Temos um projeto de um novo Beira Rio qu está para ser licitado, com recurso de mais de 2 milhões de reais do governo do estado e contrapartida da prefeitura”, revelou o prefeito.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)