Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Familiares de PMs fecham portões da PM em Ji-Paraná


Um grupo de familiares dos Policiais Militares de Ji-Paraná fecharam no início desta manhã de terça-feira 06, os portões de acesso da 1° Companhia de Policiamento Ostensivo. O movimento de paralisação é a resposta pelo descumprimento da negociação acertada no inicio de 2011, no qual o governador Confúcio Moura prometeu o realinhamento acordado em 24% dos 44% reivindicados.

Segundo integrantes do grupo de Familiares, a promessa foi de ter aumentos graduais neste ano e em 2012. Mas o Governo apresentou uma contraproposta para 12,6 % em três vezes de 4,2% em janeiro e outubro de 2012, e abril de 2013. Muitos familiares estão indignados com a proposta, pois o governador fez um acordo e logo em seguida descumpriu apresentando o orçamento limitado. “É engraçado, ele promete e garante o reajuste de 24%, e depois vem com dados que o Estado não tem suporte para atender o realinhamento salarial. Será que realmente ele sabe o que se passa em seu governo?”, pergunta uma das esposas de um policial militar.

Após três dias de greve na Capital rondoniense, o governador está solicitando apoio do Exercito e da Força Nacional, e deslocando o policiamento do interior dos municípios para complementar a vigilância em Porto Velho. Além de retirar o efetivo dos municípios, o Governador está comentando que toda a paralisação terá represálias tanto para os familiares como para o PMs.

Para o grupo de familiares, o governador quer jogar a população contra a polícia militar pela paralisação, mas ele mesmo não procura resolver o impasse sentando com os representantes e oferecendo uma proposta coerente e que seja realmente determinada no Diário Oficial. “O governador está procurando ganhar tempo e fazendo pouco caso de nossas reivindicações. Por isso pedimos que a população apoie nosso movimento para garantir melhores condições para os profissionais de segurança que expõe suas vidas a todo o momento. Estamos buscando o direito de nossos filhos, esposos e irmãos que enfrentam situações de alto risco. E que acima de tudo protegem a todos nós na sociedade”, declara a mãe de um policial.

Fonte: Gabriela Suematsu
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Praça CEU revitalizada e novo ônibus ampliam acesso ao lazer em Porto Velho

Praça CEU revitalizada e novo ônibus ampliam acesso ao lazer em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou nesta terça-feira (31), na Praça CEU, a entrega de dois importantes investimentos voltados ao fortalecimento

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)