Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Extração irregular de minério é combatida pelo Batalhão Ambiental


 

Policiais Militares do Batalhão Ambiental, em acompanhamento a peritos da Polícia Federal, no KM 124 da BR 364, no município de Itapuã do Oeste, próximo ao rio Preto do Crespo, afluente do Jamari, na última quarta-feira (13), localizaram uma extração irregular e minério (areia). Como o proprietário Célio Domingos de Mellero não apresentou documentos comprovando a autorização para retirada da areia, foi conduzido à delegacia de Polícia Federal para o registro da ocorrência.

O acusado disse aos policiais que a atividade exercida no local era para criar peixe, porém confirmou ao sargento PM Edion Carlos de Gouveia que estava comercializando areia extraída do local. A patrulha Ambiental foi comandada pelo Segundo Sargento PM Edion com os policiais, cabo PM Joel e PM Uchoa.

Cassiterita

Próximo à extração irregular de Areia os policiais encontraram também uma exploração irregular de minério Cassiterita. De acordo com a Polícia este local já havia sido alvo de ação policial no dia 09/04/2009, porém continuaram com a ação degradadora, inclusive em área de preservação permanente “margem de Rio”.

Quando da chegada da guarnição, duas pessoas que se encontravam no local, ao avistar os policiais, evadiram-se, embrenhando-se na mata ficando apenas o cozinheiro José Pacheco de Azevedo, que foi conduzido até a Delegacia de Polícia Federal.

O local da extração irregular de minério (cassiterita) está localizado aproximadamente 2 km da divisa da Floresta Nacional do Jamari, área estipulada como zona de amortecimento, conforme especificado no Art. 27 do Decreto Federal 99274/90 e Resolução CONAMA nº 013/90, onde qualquer atividade nesta área sem o devido licenciamento Ambiental, poderá acarretar ao infrator a pena prevista no Art. 40 da Lei 9605/98, por Dano a Unidade de Conservação. 

As situações foram enquadradas no Art. 55 da Lei 9605/98 extração irregular de minérios (Lei da Natureza),

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos