Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Extração irregular de minério é combatida pelo Batalhão Ambiental


 

Policiais Militares do Batalhão Ambiental, em acompanhamento a peritos da Polícia Federal, no KM 124 da BR 364, no município de Itapuã do Oeste, próximo ao rio Preto do Crespo, afluente do Jamari, na última quarta-feira (13), localizaram uma extração irregular e minério (areia). Como o proprietário Célio Domingos de Mellero não apresentou documentos comprovando a autorização para retirada da areia, foi conduzido à delegacia de Polícia Federal para o registro da ocorrência.

O acusado disse aos policiais que a atividade exercida no local era para criar peixe, porém confirmou ao sargento PM Edion Carlos de Gouveia que estava comercializando areia extraída do local. A patrulha Ambiental foi comandada pelo Segundo Sargento PM Edion com os policiais, cabo PM Joel e PM Uchoa.

Cassiterita

Próximo à extração irregular de Areia os policiais encontraram também uma exploração irregular de minério Cassiterita. De acordo com a Polícia este local já havia sido alvo de ação policial no dia 09/04/2009, porém continuaram com a ação degradadora, inclusive em área de preservação permanente “margem de Rio”.

Quando da chegada da guarnição, duas pessoas que se encontravam no local, ao avistar os policiais, evadiram-se, embrenhando-se na mata ficando apenas o cozinheiro José Pacheco de Azevedo, que foi conduzido até a Delegacia de Polícia Federal.

O local da extração irregular de minério (cassiterita) está localizado aproximadamente 2 km da divisa da Floresta Nacional do Jamari, área estipulada como zona de amortecimento, conforme especificado no Art. 27 do Decreto Federal 99274/90 e Resolução CONAMA nº 013/90, onde qualquer atividade nesta área sem o devido licenciamento Ambiental, poderá acarretar ao infrator a pena prevista no Art. 40 da Lei 9605/98, por Dano a Unidade de Conservação. 

As situações foram enquadradas no Art. 55 da Lei 9605/98 extração irregular de minérios (Lei da Natureza),

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce