Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS: Procuradoria do Trabalho intima Prefeitura e empresas


 
A exploração de crianças por empresas no Município de Ji-Paraná(RO) para a venda de refrescantes (sorvete, picolé, caldo de cana, coco e outros produtos) durante o congestionamento de veículos nas cabeceiras da ponte sobre o rio Machado, em obras de duplicação, levou o Ministério Público do Trabalho em Rondônia (MPT), através da Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná a intimar a Prefeitura e empresas para uma audiência pública.

A audiência vai acontecer na quinta-feira, dia 2 de abril, às 14 horas, no prédio da Procuradoria do Trabalho, em Ji-Paraná, presidida pela procuradora do Trabalho, Vanessa Patriota da Fonseca, na qual será proposto aos intimados ajustarem suas condutas aos termos da lei, bem como o firmamento de um compromisso de que não mais contratarão crianças ou adolescentes, sob pena do pagamento de multa.

Em levantamento feito pela Prefeitura de Ji-Paraná, após ser intimada pela Procuradoria do Trabalho no Município, no período de duas semanas, foram encontradas mais de 50 crianças, inclusive menores de tenra idade, trabalhando na venda de refrescantes – a maioria explorada por empresas locais.

O congestionamento de veículos nas cabeceiras da ponte tornou o trânsito lento, o que atraiu ambulantes para o local, de olho em novos consumidores, a maioria motoristas aguardando a vez de fazer a travessia, embaixo de sol escaldante.

A procuradora do Trabalho, Vanessa Patriota da Fonseca, intimou o Município de Ji-Paraná a prestar esclarecimentos acerca da frequência das crianças à escola e a participação delas e de suas famílias em programas sociais.

Fonte: Ascom-PRT 14


Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)