Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Evento discute desenvolvimento sustentável na Amazônia


O governador Confúcio Moura, acompanhado do ministro de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Marco Antônio Raupp e do senador licenciado, Valdir Raupp, estiveram na última quarta-feira (24), na solenidade de abertura da 9º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em Guajará Mirim e Ariquemes.

Com o objetivo de debater a sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza, o evento que é uma realização do Sebrae em parceria com o MCTI, acontece até sexta-feira (26), e reúne empreendedores, educadores e pesquisadores para apontar alternativas de desenvolvimento econômico sustentável para o Estado e à Amazônia.

“A presença do Ministro é algo relevante. A ciência e tecnologia devem iniciar pelas escolas. Destinar laboratórios para Nova Mamoré e Guajará que iriam gerar futuros cientistas. Aqui no norte temos o costume de reclamar que somos esquecidos, mas devemos lembrar que o Estado do Paraná possui um numero maior de mestres e doutores que em toda a Amazônia. O avanço científico virá através da formação de pesquisadores”, disse o governador Confúcio Moura durante a solenidade.

Em seu discurso o Ministro Marco Antonio disse que, “a visita e uma oportunidade de ouro, um momento importante para um recado de que a política de Ciências e Tecnologia não pode ficar parada em Brasília, deve ir aos rincões do país, voltada para as reais necessidades de cada região. Momento para sublinhar o papel das médias e pequenas empresas, que devem receber o apoio do Estado para poderem caminhar sozinhas”, afirmou.

Para o ministro, o país tem hoje três segmentos. O primeiro é a área que compreende os estados do sudeste, grandes produtores da riqueza do país. O segundo setor é a Amazônia que possui uma grande área de riqueza, mas falta entender a forma de operar para que se tenha um desenvolvimento real. A terceira área é a litorânea ou região marítima onde concentram riquezas minerais e petróleo. Neste caso, a educação se torna um pressuposto para o desenvolvimento político e “sem ele andaremos muito pouco”, disse o Ministro Marco Antônio.

A questão da inovação e capacitação das indústrias são fundamentais, mas há aspectos estratégicos da plena utilização dos recursos naturais para um crescimento econômico que beneficie todas as áreas, com racionalidade e sem destruir os recursos, este é o desafio do evento.

O senador Valdir Raupp falou ainda sobre os projetos que contam com o apoio do Governo Federal, como a construção da ponte Brasil/Bolívia, que irá ligar os dois países, a liberação de verba para a Escola Federal e do projeto em estudo para a construção da Usina Hidrelétrica Binacional, além do projeto recém aprovado de transformação de Guajará Mirim em uma zona Free Shopp.


Fonte: Romeu Noé – Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)