Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Evento discute desenvolvimento sustentável na Amazônia


O governador Confúcio Moura, acompanhado do ministro de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Marco Antônio Raupp e do senador licenciado, Valdir Raupp, estiveram na última quarta-feira (24), na solenidade de abertura da 9º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em Guajará Mirim e Ariquemes.

Com o objetivo de debater a sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza, o evento que é uma realização do Sebrae em parceria com o MCTI, acontece até sexta-feira (26), e reúne empreendedores, educadores e pesquisadores para apontar alternativas de desenvolvimento econômico sustentável para o Estado e à Amazônia.

“A presença do Ministro é algo relevante. A ciência e tecnologia devem iniciar pelas escolas. Destinar laboratórios para Nova Mamoré e Guajará que iriam gerar futuros cientistas. Aqui no norte temos o costume de reclamar que somos esquecidos, mas devemos lembrar que o Estado do Paraná possui um numero maior de mestres e doutores que em toda a Amazônia. O avanço científico virá através da formação de pesquisadores”, disse o governador Confúcio Moura durante a solenidade.

Em seu discurso o Ministro Marco Antonio disse que, “a visita e uma oportunidade de ouro, um momento importante para um recado de que a política de Ciências e Tecnologia não pode ficar parada em Brasília, deve ir aos rincões do país, voltada para as reais necessidades de cada região. Momento para sublinhar o papel das médias e pequenas empresas, que devem receber o apoio do Estado para poderem caminhar sozinhas”, afirmou.

Para o ministro, o país tem hoje três segmentos. O primeiro é a área que compreende os estados do sudeste, grandes produtores da riqueza do país. O segundo setor é a Amazônia que possui uma grande área de riqueza, mas falta entender a forma de operar para que se tenha um desenvolvimento real. A terceira área é a litorânea ou região marítima onde concentram riquezas minerais e petróleo. Neste caso, a educação se torna um pressuposto para o desenvolvimento político e “sem ele andaremos muito pouco”, disse o Ministro Marco Antônio.

A questão da inovação e capacitação das indústrias são fundamentais, mas há aspectos estratégicos da plena utilização dos recursos naturais para um crescimento econômico que beneficie todas as áreas, com racionalidade e sem destruir os recursos, este é o desafio do evento.

O senador Valdir Raupp falou ainda sobre os projetos que contam com o apoio do Governo Federal, como a construção da ponte Brasil/Bolívia, que irá ligar os dois países, a liberação de verba para a Escola Federal e do projeto em estudo para a construção da Usina Hidrelétrica Binacional, além do projeto recém aprovado de transformação de Guajará Mirim em uma zona Free Shopp.


Fonte: Romeu Noé – Decom
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento