Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Estudantes de Rondônia mobilizados para Congresso da UBES em Ji-Paraná



38º Congresso da União Nacional dos Estudantes Secundaristas UBES  13 e 14 Dezembro- Belo Horizonte – MG

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UBES, realizará a Etapa Estadual do 38º Congresso Nacional, dia 31 na cidade de Ji-Paraná, Campus da UNIJIPA, com a presença de cerca de 250 delegados eleitos em sua maioria nas escolas publicas.

A União Brasileira Dos Estudantes Secundaristas, UBES, realiza no próximo dia 31 de outubro, na cidade de Ji-Paraná a Etapa Estadual do Congresso Nacional da entidade. Esta etapa tem por finalidade eleger os delegados que representarão os estudantes do Estado de Rondônia no Congresso Nacional que acontece na cidade de Belo Horizonte, entre os dias 13 e 14 de Dezembro.

A UBES é a entidade que representa nacionalmente os estudantes brasileiros, e nos últimos 61 anos esteve ao lado da União Nacional dos Estudantes, UNE, nas principais lutas estudantis e de interesse da nação. Recentemente comemorou vitorias como a reserva de vagas, programa de cotas, e a campanha para que 50% dos recursos do Pré-Sal sejam aplicados na Educação, que é hoje a principal bandeira dos estudantes brasileiros.

Para a Etapa Estadual estão sendo eleitos delegados, estudantes da rede publica e particular do Estado, Bem como os estudantes de escolas técnicas e de pré-vestibular. Ao todo foram cadastradas cerca de 120 escolas, permitindo que a cada 1000 estudantes matriculados em cada unidade de ensino, seja eleito um delegado, e para cada fração de 500 acima da fração de mil, elege-se mais um. Para representar o Estado no congresso nacional são necessários cinco estudantes presentes na etapa estadual, para eleger um representante. Esta nova metodologia de eleição garante maior representatividade, qualificando o debate e permitindo mais participação.

A Etapa Estadual é coordenada por Francisco Leilson Filho – Chicão , Celene Gomes, de Porto Velho e Lourival Matos, de Ji-Paraná, onde cerca de 250 delegados estão sendo esperados para este evento. A entidade esta presente em todos os Estados Brasileiros, estando Rondônia subordinada a Vice Norte, que compreende os principais estados da região e é representada por uma estudante de Rio Branco, AC. Rondônia já ocupou este cargo na gestão anterior com Rafael Alves, na época estudante de Porto Velho e liderança conhecida do movimento Estudantil.

De acordo com os organizadores, foram convidadas as principais lideranças políticas do Estado de Rondônia, bem como dos movimentos sociais. Espera-se que no dia 31 estejamos discutindo também o futuro da educação em Rondônia. “Esperamos sair da etapa com um planejamento para que nas principais escolas de Rondônia se organize o grêmio estudantil, e impulsione o movimento e nossa juventude”, avalia.

A etapa estadual é realizada a cada dois anos e antecede o Congresso Nacional da entidade. “Tradicionalmente os estudantes rondonienses tem realizado o evento, e a única dificuldade que os mesmos encontram é em relação ao transporte para a etapa nacional. Para este ano o congresso conta com apoio da Faculdade UNIRON, UNIJIPA, Juventude Partidárias, Uniões Municipais de Estudantes Secundaristas de Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. Estamos ainda no aguardo do apoio das Prefeituras e Governo do Estado. Lideranças estudantis e de juventude estão se empenhando na eleição de delegados e na organização do Congresso”, finaliza a comissão organizadora.

Para maiores informações falar com Chicão, 8405-1714 ou no site www.une.org.br.

Francisco Leilson Filho – Chicão
leilsom@yahoo.com.br
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam