Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Estrada no Parque Estadual Guajará-Mirim é discutida


O Vice Prefeito do Município de Buritis, Oldeir Ferreira – ‘Dico’, participou na ultima semana, acompanhado da Secretaria Adjunta de Agricultura e Meio Ambiente – Marli Ronik e do Secretário de Educação do Município – José Camilo, de uma reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual Guajará-Mirim. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Colonnus, na cidade de Guajará-Mirim e contou com a participação de vários de representantes de órgãos ambientais, sociedade civil organizada, bem como, autoridades do poder executivo dos municípios de Campo Novo, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Na oportunidade foi discutida a viabilidade de abertura da Estrada Parque, que corta 10% da porção norte do Parque Estadual Guajará-Mirim. Para o Vice Prefeito de Buritis - Dico, a expectativa é de melhoria aos moradores da região. “Essa distância que nós temos devido a burocracia, tem sido nosso maior impasse. Essa Estrada saindo, impulsionará Buritis a sair do vermelho, uma vez que atendemos não só a demanda da nossa população como também de municípios e distritos vizinhos”, declarou o Vice Prefeito de Buritis.

Muitas dificuldades econômicas, sociais e ambientais enfrentadas devido as dificuldades de programar as políticas públicas, principalmente no que tange à saúde, educação e escoamento da produção oriunda das propriedades localizadas no entorno do parque, foram discutidas. Para o Vice Prefeito de Campo Novo – Tadeu de Freitas, há uma grande expectativa dos moradores da região. “Viabilizando esse tráfego, tudo será desafogado. Saúde, educação e principalmente o orçamento dos municípios envolvidos.”, afirmou Tadeu de Freitas.

A discussão sobre a abertura da estrada e as consequências de uma liminar da Justiça Federal (Ação Cívil Pública) que embarga toda a área do parque e seu entorno, também foi debatido. Para o Prefeito de Nova Mamoré a decisão da justiça afeta diretamente o seu município. “A liminar representou um retrocesso para Nova Mamoré, principalmente para o distrito de Nova Dimensão, que teve sua economia comprometida. A abertura da Estrada Parque vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social tanto de Nova Mamoré, quanto de Campo Novo e Buritis”, destacou Laerte Queiroz.

A partir do encontro, uma Comissão foi criada e vai propor ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa, à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal e Estadual que sejam realizados estudos, técnico sócio-econômico e ambiental para a construção da Estrada Parque, ligando os municípios de Buritis, Campo Novo, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, a exemplo de outros Estados do País, onde já existem Estradas Parque que atravessam reservas ambientais, com as devidas medidas de segurança sem degradação ambiental.

A maior preocupação de todo o grupo é com a integridade física, territorial e ambiental do Parque Estadual Guajará-Mirim A priorização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), também foi tema de discussão conforme preconiza o novo Código Florestal Brasileiro, viabilizando o acesso às políticas públicas pelas famílias produtoras rurais, garantindo-lhes a permanência no campo.

Estiveram presente no encontro, além do Vice Prefeito de Buritis, Vice Prefeito de Campo Novo de Rondônia - Tadeu de Freitas, Vice prefeita de Guajará-Mirim - Cleude Zeed, o Prefeito de Nova Mamoré - Laerte Queiroz, Sedam, Emater, Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, Polícia Ambiental, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Mamoré (STTR), Funai, UNIR, Produtores rurais e secretários de educação e de meio ambiente dos municípios envolvidos.

PARQUE ESTADUAL DE GUAJARÁ-MIRIM

Criado pelo decreto nº 4575 de 23 de março de 1990 modificado pela Lei Estadual 700 de 27 de Dezembro de 1996 o parque tem uma superfície 216.568 hectares. Bioma Amazônia 100% Savana 60% Contato Savana - Floresta Ombrófila 12% Situado na parte centro-oeste do estado de Rondônia, abrangendo afluentes da bacia do Rio Jaci-Paraná, o Parque Estadual de Guajará-Mirim foi criado com uma área original de 258.813 ha, mas perdeu 53.601 ha com a existência de títulos definitivos de propriedade da terra. (Dados – SEDAM/RO)

Fonte: Helga Ribeiro

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)