Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ergonomia será adotada entre trabalhadores rurais em RO


Produtores e trabalhadores rurais vão receber orientação profissional quanto ao conforto, saúde e à segurança durantes suas atividades diárias no campo.

Existem detalhes no dia-a-dia do trabalhador rural que podem fazer a diferença mais tarde. Na verdade, são erros de postura no trabalho cotidiano que, infelizmente, trazem consequências de saúde nada agradáveis.

Quando músculos e tendões do corpo são forçados de maneira incorreta, corremos risco de lesões graves nas pernas, braços, mãos e principalmente da coluna.

Mas existe um método que ajuda na adaptação do trabalho com o tipo de cada pessoa. É a ergonomia. Através dessa técnica, o trabalhador rural terá o máximo de conforto e segurança, prevenindo lesões, acidentes e aumentando, até mesmo, sua produtividade.

Mas para trabalhar com saúde e segurança é necessário um treinamento profissional, além de ferramentas e equipamentos apropriados.

É justamente esse o foco do Serviço nacional de aprendizagem Rural (SENAR) em parceira com o INSS com o programa TRABALHO DECENTE, educação postural no campo.

Através de oficinas realizadas pelos escritórios regionais do SENAR em Rondônia, a ideia é promover um amplo aprendizado sobre postura, uso correto de ferramentas e implementos, esforço físico, movimentos repetitivos, transporte de cargas, além de outros temas como organização do trabalho e do ambiente.

O lançamento do programa será no dia 20 deste mês na Casa do Agricultor que fica na Secretaria de Agricultura de Ji-Paraná localizada na Av. Dois de Abril, nº 1019, Bairro Urupá.(http://www.senar-ro.org.br/.)

Fonte: Marcelo Bennesby – 391DRT
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)