Domingo, 16 de outubro de 2011 - 07h21
Produtores e trabalhadores rurais vão receber orientação profissional quanto ao conforto, saúde e à segurança durantes suas atividades diárias no campo.
Existem detalhes no dia-a-dia do trabalhador rural que podem fazer a diferença mais tarde. Na verdade, são erros de postura no trabalho cotidiano que, infelizmente, trazem consequências de saúde nada agradáveis.
Quando músculos e tendões do corpo são forçados de maneira incorreta, corremos risco de lesões graves nas pernas, braços, mãos e principalmente da coluna.
Mas existe um método que ajuda na adaptação do trabalho com o tipo de cada pessoa. É a ergonomia. Através dessa técnica, o trabalhador rural terá o máximo de conforto e segurança, prevenindo lesões, acidentes e aumentando, até mesmo, sua produtividade.
Mas para trabalhar com saúde e segurança é necessário um treinamento profissional, além de ferramentas e equipamentos apropriados.
É justamente esse o foco do Serviço nacional de aprendizagem Rural (SENAR) em parceira com o INSS com o programa TRABALHO DECENTE, educação postural no campo.
Através de oficinas realizadas pelos escritórios regionais do SENAR em Rondônia, a ideia é promover um amplo aprendizado sobre postura, uso correto de ferramentas e implementos, esforço físico, movimentos repetitivos, transporte de cargas, além de outros temas como organização do trabalho e do ambiente.
O lançamento do programa será no dia 20 deste mês na Casa do Agricultor que fica na Secretaria de Agricultura de Ji-Paraná localizada na Av. Dois de Abril, nº 1019, Bairro Urupá.(http://www.senar-ro.org.br/.)
Fonte: Marcelo Bennesby – 391DRT
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)