Domingo, 16 de outubro de 2011 - 07h21
Produtores e trabalhadores rurais vão receber orientação profissional quanto ao conforto, saúde e à segurança durantes suas atividades diárias no campo.
Existem detalhes no dia-a-dia do trabalhador rural que podem fazer a diferença mais tarde. Na verdade, são erros de postura no trabalho cotidiano que, infelizmente, trazem consequências de saúde nada agradáveis.
Quando músculos e tendões do corpo são forçados de maneira incorreta, corremos risco de lesões graves nas pernas, braços, mãos e principalmente da coluna.
Mas existe um método que ajuda na adaptação do trabalho com o tipo de cada pessoa. É a ergonomia. Através dessa técnica, o trabalhador rural terá o máximo de conforto e segurança, prevenindo lesões, acidentes e aumentando, até mesmo, sua produtividade.
Mas para trabalhar com saúde e segurança é necessário um treinamento profissional, além de ferramentas e equipamentos apropriados.
É justamente esse o foco do Serviço nacional de aprendizagem Rural (SENAR) em parceira com o INSS com o programa TRABALHO DECENTE, educação postural no campo.
Através de oficinas realizadas pelos escritórios regionais do SENAR em Rondônia, a ideia é promover um amplo aprendizado sobre postura, uso correto de ferramentas e implementos, esforço físico, movimentos repetitivos, transporte de cargas, além de outros temas como organização do trabalho e do ambiente.
O lançamento do programa será no dia 20 deste mês na Casa do Agricultor que fica na Secretaria de Agricultura de Ji-Paraná localizada na Av. Dois de Abril, nº 1019, Bairro Urupá.(http://www.senar-ro.org.br/.)
Fonte: Marcelo Bennesby – 391DRT
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)