Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro discute hanseníase em Ji-Paraná



Hanseníase se alastra por todas as regiões do país, mas taxas de contaminação são ainda mais alarmantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em Ji-Paraná, só em 2007, foram 133 novos casos, oito em crianças menores de 15 anos.

Profissionais da saúde da região Central de Rondônia se reuniram hoje (9) no auditório da Unimed Ji-Paraná para discutir questões relacionadas ao tratamento da hanseníase. O encontro, promovido pela Coordenação Estadual de Controle à Hanseníase, com apoio da Unimed Ji-Paraná, tem o objetivo de discutir problemas clínicos e tirar dúvidas de médicos, enfermeiros e servidores que trabalham na ponta, diretamente com os pacientes.

Três palestrantes, que são referência no tratamento da doença em Rondônia e no Pará, ministraram palestras durante todo o dia e ouviram atentamente as questões colocadas pelos participantes.

Nos últimos cinco anos, o Brasil vem mantendo uma média de 47 mil novos casos de hanseníase a cada ano. De acordo com o Ministério da Saúde, os índices são ainda mais preocupantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A doença ainda é um problema de saúde pública no Estado, pois apresenta altas taxas de incidência.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Carmelita Ribeiro de Oliveira, Ji-Paraná é o segundo município em números de casos no Estado. Em 2007, foram 133 novos casos, oito em crianças menores de 15 anos. “Ji-Paraná é um dos municípios prioritários para o Ministério da Saúde”, afirma. 

Anteriormente chamada de lepra, a hanseníase, é uma doença infecciosa, transmitida pelas vias respiratórias, pelo contato direto e prolongado com uma pessoa doente, que não recebeu tratamento. Os principais sinais da enfermidade são manchas claras esbranquiçadas ou com bordas avermelhadas na pele. Geralmente, a vítima perde a sensibilidade na região afetada.

O encontro será realizado ainda em Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.

Fonte: Juliana Coelho - Unimed Ji-Paraná

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)