Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Enchente súbita atinge oito bairros de Ji-Paraná (RO)


Em decorrência das chuvas registradas nos últimos dias no centro-sul de Rondônia, o nível do rio Machado subiu vertiginosamente ao longo desta segunda-feira (24) em Ji-Paraná, no centro do estado.

O nível do rio superou a cota de alerta para enchente com permanência de 5% às 14h45min (local) de domingo (23) superando os 10,03 metros.

Às 21 horas desta segunda-feira, o nível já havia alcançado 10,71 metros, onde a Defesa Civil havia confirmado alagamentos em pelo menos oito bairros da cidade. Alguns moradores já haviam saído de suas casas por questões de segurança.

O rio Machado responde rapidamente o regime de chuvas que cai em seus principais afluentes. Os rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, em Pimenta Bueno; O rio Anta Atirada, em Rolim de Moura; O rio Pirarara, em Cacoal; E o rio Urupá, no município de mesmo nome.

Nas últimas 72 horas houve registro de precipitação acumulativa, acima de 70 milímetros, em praticamente todas as cabeceiras destes rios maiores, o que refletiu imediatamente o nível do Machado.

No município de Pimenta Bueno, por exemplo, o encontro dos rios Pimenta e Melgaço inundou casas próximas.

A maior enchente de que se tem registro em Ji-Paraná foi em janeiro de 1985, quando o nível máximo chegou a 11,55 metros. Os dados fazem parte do monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA), que possui uma estação telemétrica no município e que desde 1977 realiza mediações de precipitação, nível do rio e vazão da água.

O acervo de monitoramento do órgão mostra ainda que entre 1977 e 2010, 10 enchentes atingiram Ji-Paraná durante um mês de fevereiro e 14 em março. Apesar da enchente máxima ocorrida em janeiro, apenas dois eventos foram observados logo ao início do ano.

Machado pode passar de 11 metros nesta terça-feira

A tendência é de que o Machado suba ainda mais ao longo desta terça-feira, uma vez que outra estação da ANA, em Pimenta Bueno, continua com cota acima do alerta.

A chuva também pode ser outro agravante, uma vez que a instabilidade segue bastante ativa entre o Cone Sul e a Zona da Mata. Até o final da noite desta terça-feira, o rio Machado pode superar 11 metros em Ji-Paraná, o que afetaria diretamente mais de 10 mil pessoas, inclusive com alagamentos próximos à rodovia federal BR-364.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião

(Crédito das imagens: Arquivo/Efraim Caetano/26/02/2009 –
Arquivo/ANA/CPRM – Arquivo/De Olho No Tempo Meteorologia/Enchente – 1985)

Enchente súbita atinge oito bairros de Ji-Paraná (RO) - Gente de Opinião

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)