Porto Velho (RO) domingo, 29 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Enchente súbita atinge oito bairros de Ji-Paraná (RO)


Em decorrência das chuvas registradas nos últimos dias no centro-sul de Rondônia, o nível do rio Machado subiu vertiginosamente ao longo desta segunda-feira (24) em Ji-Paraná, no centro do estado.

O nível do rio superou a cota de alerta para enchente com permanência de 5% às 14h45min (local) de domingo (23) superando os 10,03 metros.

Às 21 horas desta segunda-feira, o nível já havia alcançado 10,71 metros, onde a Defesa Civil havia confirmado alagamentos em pelo menos oito bairros da cidade. Alguns moradores já haviam saído de suas casas por questões de segurança.

O rio Machado responde rapidamente o regime de chuvas que cai em seus principais afluentes. Os rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, em Pimenta Bueno; O rio Anta Atirada, em Rolim de Moura; O rio Pirarara, em Cacoal; E o rio Urupá, no município de mesmo nome.

Nas últimas 72 horas houve registro de precipitação acumulativa, acima de 70 milímetros, em praticamente todas as cabeceiras destes rios maiores, o que refletiu imediatamente o nível do Machado.

No município de Pimenta Bueno, por exemplo, o encontro dos rios Pimenta e Melgaço inundou casas próximas.

A maior enchente de que se tem registro em Ji-Paraná foi em janeiro de 1985, quando o nível máximo chegou a 11,55 metros. Os dados fazem parte do monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA), que possui uma estação telemétrica no município e que desde 1977 realiza mediações de precipitação, nível do rio e vazão da água.

O acervo de monitoramento do órgão mostra ainda que entre 1977 e 2010, 10 enchentes atingiram Ji-Paraná durante um mês de fevereiro e 14 em março. Apesar da enchente máxima ocorrida em janeiro, apenas dois eventos foram observados logo ao início do ano.

Machado pode passar de 11 metros nesta terça-feira

A tendência é de que o Machado suba ainda mais ao longo desta terça-feira, uma vez que outra estação da ANA, em Pimenta Bueno, continua com cota acima do alerta.

A chuva também pode ser outro agravante, uma vez que a instabilidade segue bastante ativa entre o Cone Sul e a Zona da Mata. Até o final da noite desta terça-feira, o rio Machado pode superar 11 metros em Ji-Paraná, o que afetaria diretamente mais de 10 mil pessoas, inclusive com alagamentos próximos à rodovia federal BR-364.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião

(Crédito das imagens: Arquivo/Efraim Caetano/26/02/2009 –
Arquivo/ANA/CPRM – Arquivo/De Olho No Tempo Meteorologia/Enchente – 1985)

Enchente súbita atinge oito bairros de Ji-Paraná (RO) - Gente de Opinião

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Mais Sobre Municípios

Rolim de Moura: Coordenadoria de Turismo inicia temporada de exposições

Rolim de Moura: Coordenadoria de Turismo inicia temporada de exposições

Está em exposição no município de Rolim de Moura (RO), desde o dia 16 de novembro, no Centro de Informações Turísticas, no Bairro Olímpico, as obras

Decoração natalina começa a ser instalada em Ji-Paraná

Decoração natalina começa a ser instalada em Ji-Paraná

A Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) trabalham desde o início do mês de novembro p

Inaugurada Praça em Rolim de Moura

Inaugurada Praça em Rolim de Moura

Uma linda praça para a família passear e se divertir foi entregue a população de Rolim de Moura (RO) no canteiro da Avenida 25 de Agosto entre os Ba

Prefeitura de Rolim de Moura distribui 4 toneladas de alimentos do PAA

Prefeitura de Rolim de Moura distribui 4 toneladas de alimentos do PAA

A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Rolim de Moura (RO) deu início a mais um de seus trabalhos, a distribuição de alimentos do Progra