Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Enchente súbita atinge oito bairros de Ji-Paraná (RO)


Em decorrência das chuvas registradas nos últimos dias no centro-sul de Rondônia, o nível do rio Machado subiu vertiginosamente ao longo desta segunda-feira (24) em Ji-Paraná, no centro do estado.

O nível do rio superou a cota de alerta para enchente com permanência de 5% às 14h45min (local) de domingo (23) superando os 10,03 metros.

Às 21 horas desta segunda-feira, o nível já havia alcançado 10,71 metros, onde a Defesa Civil havia confirmado alagamentos em pelo menos oito bairros da cidade. Alguns moradores já haviam saído de suas casas por questões de segurança.

O rio Machado responde rapidamente o regime de chuvas que cai em seus principais afluentes. Os rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, em Pimenta Bueno; O rio Anta Atirada, em Rolim de Moura; O rio Pirarara, em Cacoal; E o rio Urupá, no município de mesmo nome.

Nas últimas 72 horas houve registro de precipitação acumulativa, acima de 70 milímetros, em praticamente todas as cabeceiras destes rios maiores, o que refletiu imediatamente o nível do Machado.

No município de Pimenta Bueno, por exemplo, o encontro dos rios Pimenta e Melgaço inundou casas próximas.

A maior enchente de que se tem registro em Ji-Paraná foi em janeiro de 1985, quando o nível máximo chegou a 11,55 metros. Os dados fazem parte do monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA), que possui uma estação telemétrica no município e que desde 1977 realiza mediações de precipitação, nível do rio e vazão da água.

O acervo de monitoramento do órgão mostra ainda que entre 1977 e 2010, 10 enchentes atingiram Ji-Paraná durante um mês de fevereiro e 14 em março. Apesar da enchente máxima ocorrida em janeiro, apenas dois eventos foram observados logo ao início do ano.

Machado pode passar de 11 metros nesta terça-feira

A tendência é de que o Machado suba ainda mais ao longo desta terça-feira, uma vez que outra estação da ANA, em Pimenta Bueno, continua com cota acima do alerta.

A chuva também pode ser outro agravante, uma vez que a instabilidade segue bastante ativa entre o Cone Sul e a Zona da Mata. Até o final da noite desta terça-feira, o rio Machado pode superar 11 metros em Ji-Paraná, o que afetaria diretamente mais de 10 mil pessoas, inclusive com alagamentos próximos à rodovia federal BR-364.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião Gente de Opinião

(Crédito das imagens: Arquivo/Efraim Caetano/26/02/2009 –
Arquivo/ANA/CPRM – Arquivo/De Olho No Tempo Meteorologia/Enchente – 1985)

Enchente súbita atinge oito bairros de Ji-Paraná (RO) - Gente de Opinião

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)