Quinta-feira, 3 de abril de 2008 - 21h49
As fortes chuvas que caíram no extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas fizeram com que o nível do rio Guaporé subisse novamente alagando boa parte de Pimenteiras do Oeste. A previsão felizmente é de tempo seco nos próximos dias.
Daniel Panobianco – A população de Pimenteiras do Oeste, no extremo sul de Rondônia, voltou a acordar com a água nos pés literalmente. Devido às fortes chuvas que caíram nas nascentes do rio Guaporé na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas, a cidade voltou a ficar inundada pelas águas do Guaporé.
Muitas ruas viraram grandes rios, com correnteza e tudo. Bueiros não suportaram a força da enxurrada forçando as águas a procurarem o leito natural para desaguar.
A prefeitura de Pimenteiras do Oeste, que decretou Estado de Calamidade Pública no município não faz um mês em decorrência da mesma situação, está tomando as providencias cabíveis para socorrer a população. 
O município de Pimenteiras fica em uma área de declive, praticamente dentro da calha do rio Guaporé. Quando o nível ultrapassa os 6,50 metros, grande parte da cidade já fica debaixo d’ água.
A última leitura da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) na cidade indicou nível de 6,88 metros, o que já é considerado como Estado de Alerta, por apresentar um nível acima da cota de permanência, que é de 6,83 metros.
Embora a enchente tenha voltado com força total ao Cone Sul, a previsão do CPTEC/INPE para os próximos dias é animadora, no que diz respeito a essa situação calamitosa. Com o avanço do ar mais frio e seco vindo do Sul, as condições de chuva praticamente são nulas em todo o Estado de Rondônia, pelo menos até a próxima sexta-feira. Com a atmosfera mais seca em níveis baixos e médios não há suporte dinâmico para o desenvolvimento de nuvens carregadas.
A previsão de muita chuva para o Estado de Rondônia alarmada pelo SIPAM não se confirmou nesta quinta-feira, o que já contribuiu para a neutralidade no nível de diversos rios, dentre eles, o Guaporé.
Dados: ANA – CPTEC/INPE – Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste
Fotos: André Celso/Pimenteiras do Oeste
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)