Quinta-feira, 3 de abril de 2008 - 21h49
As fortes chuvas que caíram no extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas fizeram com que o nível do rio Guaporé subisse novamente alagando boa parte de Pimenteiras do Oeste. A previsão felizmente é de tempo seco nos próximos dias.
Daniel Panobianco – A população de Pimenteiras do Oeste, no extremo sul de Rondônia, voltou a acordar com a água nos pés literalmente. Devido às fortes chuvas que caíram nas nascentes do rio Guaporé na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas, a cidade voltou a ficar inundada pelas águas do Guaporé.
Muitas ruas viraram grandes rios, com correnteza e tudo. Bueiros não suportaram a força da enxurrada forçando as águas a procurarem o leito natural para desaguar.
A prefeitura de Pimenteiras do Oeste, que decretou Estado de Calamidade Pública no município não faz um mês em decorrência da mesma situação, está tomando as providencias cabíveis para socorrer a população. 
O município de Pimenteiras fica em uma área de declive, praticamente dentro da calha do rio Guaporé. Quando o nível ultrapassa os 6,50 metros, grande parte da cidade já fica debaixo d’ água.
A última leitura da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) na cidade indicou nível de 6,88 metros, o que já é considerado como Estado de Alerta, por apresentar um nível acima da cota de permanência, que é de 6,83 metros.
Embora a enchente tenha voltado com força total ao Cone Sul, a previsão do CPTEC/INPE para os próximos dias é animadora, no que diz respeito a essa situação calamitosa. Com o avanço do ar mais frio e seco vindo do Sul, as condições de chuva praticamente são nulas em todo o Estado de Rondônia, pelo menos até a próxima sexta-feira. Com a atmosfera mais seca em níveis baixos e médios não há suporte dinâmico para o desenvolvimento de nuvens carregadas.
A previsão de muita chuva para o Estado de Rondônia alarmada pelo SIPAM não se confirmou nesta quinta-feira, o que já contribuiu para a neutralidade no nível de diversos rios, dentre eles, o Guaporé.
Dados: ANA – CPTEC/INPE – Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste
Fotos: André Celso/Pimenteiras do Oeste
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)