Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ENCHENTE EM PIMENTEIRAS DO OESTE


 
As fortes chuvas que caíram no extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas fizeram com que o nível do rio Guaporé subisse novamente alagando boa parte de Pimenteiras do Oeste. A previsão felizmente é de tempo seco nos próximos dias.

Daniel Panobianco – A população de Pimenteiras do Oeste, no extremo sul de Rondônia, voltou a acordar com a água nos pés literalmente. Devido às fortes chuvas que caíram nas nascentes do rio Guaporé na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas, a cidade voltou a ficar inundada pelas águas do Guaporé. 

Muitas ruas viraram grandes rios, com correnteza e tudo. Bueiros não suportaram a força da enxurrada forçando as águas a procurarem o leito natural para desaguar. 

A prefeitura de Pimenteiras do Oeste, que decretou Estado de Calamidade Pública no município não faz um mês em decorrência da mesma situação, está tomando as providencias cabíveis para socorrer a população. ENCHENTE EM PIMENTEIRAS DO OESTE - Gente de Opinião

O município de Pimenteiras fica em uma área de declive, praticamente dentro da calha do rio Guaporé. Quando o nível ultrapassa os 6,50 metros, grande parte da cidade já fica debaixo d’ água. 

A última leitura da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) na cidade indicou nível de 6,88 metros, o que já é considerado como Estado de Alerta, por apresentar um nível acima da cota de permanência, que é de 6,83 metros. 

Embora a enchente tenha voltado com força total ao Cone Sul, a previsão do CPTEC/INPE para os próximos dias é animadora, no que diz respeito a essa situação calamitosa. Com o avanço do ar mais frio e seco vindo do Sul, as condições de chuva praticamente são nulas em todo o Estado de Rondônia, pelo menos até a próxima sexta-feira. Com a atmosfera mais seca em níveis baixos e médios não há suporte dinâmico para o desenvolvimento de nuvens carregadas. 

A previsão de muita chuva para o Estado de Rondônia alarmada pelo SIPAM não se confirmou nesta quinta-feira, o que já contribuiu para a neutralidade no nível de diversos rios, dentre eles, o Guaporé.

Dados: ANA – CPTEC/INPE – Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste
Fotos: André Celso/Pimenteiras do Oeste
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)