Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

ENCHENTE EM PIMENTEIRAS DO OESTE


 
As fortes chuvas que caíram no extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas fizeram com que o nível do rio Guaporé subisse novamente alagando boa parte de Pimenteiras do Oeste. A previsão felizmente é de tempo seco nos próximos dias.

Daniel Panobianco – A população de Pimenteiras do Oeste, no extremo sul de Rondônia, voltou a acordar com a água nos pés literalmente. Devido às fortes chuvas que caíram nas nascentes do rio Guaporé na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, extremo oeste de Mato Grosso nas últimas 72 horas, a cidade voltou a ficar inundada pelas águas do Guaporé. 

Muitas ruas viraram grandes rios, com correnteza e tudo. Bueiros não suportaram a força da enxurrada forçando as águas a procurarem o leito natural para desaguar. 

A prefeitura de Pimenteiras do Oeste, que decretou Estado de Calamidade Pública no município não faz um mês em decorrência da mesma situação, está tomando as providencias cabíveis para socorrer a população. ENCHENTE EM PIMENTEIRAS DO OESTE - Gente de Opinião

O município de Pimenteiras fica em uma área de declive, praticamente dentro da calha do rio Guaporé. Quando o nível ultrapassa os 6,50 metros, grande parte da cidade já fica debaixo d’ água. 

A última leitura da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) na cidade indicou nível de 6,88 metros, o que já é considerado como Estado de Alerta, por apresentar um nível acima da cota de permanência, que é de 6,83 metros. 

Embora a enchente tenha voltado com força total ao Cone Sul, a previsão do CPTEC/INPE para os próximos dias é animadora, no que diz respeito a essa situação calamitosa. Com o avanço do ar mais frio e seco vindo do Sul, as condições de chuva praticamente são nulas em todo o Estado de Rondônia, pelo menos até a próxima sexta-feira. Com a atmosfera mais seca em níveis baixos e médios não há suporte dinâmico para o desenvolvimento de nuvens carregadas. 

A previsão de muita chuva para o Estado de Rondônia alarmada pelo SIPAM não se confirmou nesta quinta-feira, o que já contribuiu para a neutralidade no nível de diversos rios, dentre eles, o Guaporé.

Dados: ANA – CPTEC/INPE – Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste
Fotos: André Celso/Pimenteiras do Oeste
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce