Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Embaixador do Chile visita Rondônia e conhece qualidade do rebanho



Embaixador do Chile visita Rondônia e conhece o trabalho realizado para manter a qualidade do rebanho

Para melhor tomar conhecimento do trabalho desenvolvido com o rebanho no Estado de Rondônia, o embaixador do Chile, Francisco Javier Bahamonde Medina, visitou a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) em Porto Velho nesta quarta-feira (23). Seguindo, na quinta-feira (24), para Guajará-Mirim, área de fronteira, onde pôde observar a prática e o trabalho desenvolvido contra a febre aftosa.

A visita de Bahamonde à Rondônia tem por objetivo conhecer os métodos usados para manter a qualidade dos rebanhos bovinos e para possíveis parcerias com o país vizinho. “A confiança apresentada em Rondônia pode resultar em futuras parcerias com o Chile”, afirmou.

Por volta das 11:00 horas a voadeira partiu de Guajará-Mirim até a localidade do rio Pacaás Novos, onde estava ancorado o barco Quero-quero IV, em cerca de 15 minutos a comitiva chegou. O embaixador estava acompanhado do secretário executivo do Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (Fefa-RO), Leandro Bezerra dos Santos, do diretor executivo do Fefa-RO, Cláudio Junqueira, supervisor regional, Anithoan Figueiredo, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), Sandra Karantino e a representante da superintendência do Ministério da Agricultura no estado, Michiko Kuroda. A comitiva foi recepcionada pela equipe de profissionais da Ulsav. O veterinário Rodrigo de Mello Lima Otton e o engenheiro agrônomo Jorge Manussakis apresentaram todo o procedimento na área da instituição, distribuídos de Guajará-Mirim até a área ribeirinha, inclusive localidades indígenas e comunidades bolivianas. Conhecendo ‘in loco’ as características físicas, geográficas e todo o processo de funcionamento da Ulsav de Guajará-Mirim, que deixou o embaixador impressionado, principalmente quando esteve com a comitiva conhecendo uma comunidade indígena, ao conversar com um índio ao visitante foi relatado todo o trabalho e suporte da equipe da Ulsav em toda a região.

Em seguida, o embaixador, juntamente com o piloto Cássio José do Padro Augusto, no Tracajá I, aeronave bi plano e anfíbio, sobrevoaram parte da área de fronteira que é controlada pelo Estado de Rondônia.

Ainda na parte da tarde, o embaixador Francisco conheceu as instalações do Ministério da Agricultura em Guajará-Mirim. Na manhã desta sexta-feira (25), conheceu a estrutura do prédio da defesa sanitária animal e a comitiva ainda acompanhou o processo de vacinação de animais em uma propriedade na área rural do município.

Fonte: Minerva Soto/Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento