Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Embaixador do Chile visita Rondônia e conhece qualidade do rebanho



Embaixador do Chile visita Rondônia e conhece o trabalho realizado para manter a qualidade do rebanho

Para melhor tomar conhecimento do trabalho desenvolvido com o rebanho no Estado de Rondônia, o embaixador do Chile, Francisco Javier Bahamonde Medina, visitou a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) em Porto Velho nesta quarta-feira (23). Seguindo, na quinta-feira (24), para Guajará-Mirim, área de fronteira, onde pôde observar a prática e o trabalho desenvolvido contra a febre aftosa.

A visita de Bahamonde à Rondônia tem por objetivo conhecer os métodos usados para manter a qualidade dos rebanhos bovinos e para possíveis parcerias com o país vizinho. “A confiança apresentada em Rondônia pode resultar em futuras parcerias com o Chile”, afirmou.

Por volta das 11:00 horas a voadeira partiu de Guajará-Mirim até a localidade do rio Pacaás Novos, onde estava ancorado o barco Quero-quero IV, em cerca de 15 minutos a comitiva chegou. O embaixador estava acompanhado do secretário executivo do Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (Fefa-RO), Leandro Bezerra dos Santos, do diretor executivo do Fefa-RO, Cláudio Junqueira, supervisor regional, Anithoan Figueiredo, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), Sandra Karantino e a representante da superintendência do Ministério da Agricultura no estado, Michiko Kuroda. A comitiva foi recepcionada pela equipe de profissionais da Ulsav. O veterinário Rodrigo de Mello Lima Otton e o engenheiro agrônomo Jorge Manussakis apresentaram todo o procedimento na área da instituição, distribuídos de Guajará-Mirim até a área ribeirinha, inclusive localidades indígenas e comunidades bolivianas. Conhecendo ‘in loco’ as características físicas, geográficas e todo o processo de funcionamento da Ulsav de Guajará-Mirim, que deixou o embaixador impressionado, principalmente quando esteve com a comitiva conhecendo uma comunidade indígena, ao conversar com um índio ao visitante foi relatado todo o trabalho e suporte da equipe da Ulsav em toda a região.

Em seguida, o embaixador, juntamente com o piloto Cássio José do Padro Augusto, no Tracajá I, aeronave bi plano e anfíbio, sobrevoaram parte da área de fronteira que é controlada pelo Estado de Rondônia.

Ainda na parte da tarde, o embaixador Francisco conheceu as instalações do Ministério da Agricultura em Guajará-Mirim. Na manhã desta sexta-feira (25), conheceu a estrutura do prédio da defesa sanitária animal e a comitiva ainda acompanhou o processo de vacinação de animais em uma propriedade na área rural do município.

Fonte: Minerva Soto/Decom
 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: