Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Em contato com Azul, Prefeitura anuncia aumento de mais de mil assentos mensais no aeroporto local

Elevação de mais de 60% na oferta de passagens pode reduzir preço das passagens dos voos saindo de Vilhena


Em contato com Azul, Prefeitura anuncia aumento de mais de mil assentos mensais no aeroporto local - Gente de Opinião

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Marcondes Cerrutti, desde maio negocia a ampliação do número de vagas nos voos em Vilhena com a Azul, única empresa aérea que opera com regularidade no município. Nesta semana a empresa sinalizou que poderá oferecer 1,1 mil assentos adicionais por mês caso o aeroporto passe por adequações, que já começaram a ser realizadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagens) com acompanhamento da Prefeitura.

“As reuniões com a Azul Linhas Aéreas começaram há vários meses, por meio de visitas, e-mails, telefonemas e reuniões. Estamos trabalhando em várias frentes de negociação e o aumento do número de passagens disponíveis é um avanço importante no transporte local aéreo. Será uma conquista relevante para nós, em breve, se tudo correr dentro do programado”, explica o Marcondes.

Após diversas reuniões, o prefeito Eduardo Japonês revelou que o novo avião que a empresa pode colocar em operação em breve vai aumentar em cerca de 60% a quantidade de vagas disponíveis para Vilhena. “O avião que pousa hoje tem 74 lugares, já o Embraer E195-E2, que deverá começar a operar depois que aeroporto estiver reformado, tem 120 assentos. É uma aeronave robusta e moderna que poderá alavancar muitos setores da Economia local”, garante.

O DER com apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semosp) está realizando manutenção corretiva no revestimento asfáltico do pátio, com a substituição do material existente, que aparenta desagregação, por material novo de CBUQ (Composto Betuminoso Usinado a Quente). “Na execução destes serviços tivemos apoio da Prefeitura de Vilhena, pois a equipe da Secretaria de Obras nos ajudou muito. Este serviço atenderá uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil para que neste aeroporto a empresa Azul possa pousar com aviões de maior porte”, explica Diego Delani, diretor do DER em Vilhena.

Também com o apoio da mão-de-obra da Semosp, o Estado realiza o nivelamento da área não pavimentada em relação à pista de pouso.  

Essas benfeitorias, segundo o vereador Rafael Maziero, que já se reuniu com a direção da empresa, poderão reduzir o preço das passagens de voos saindo de Vilhena. Atento aos benefícios que a melhoria poderá trazer para o município nos setores de Turismo, Economia, Saúde, Transporte e Logística, o vereador há mais de dois anos luta por investimentos no aeroporto.

“Visto que o Embraer E2 comporta mais passageiros, mas seu custo de combustível não cresce na mesma proporção, a expectativa é que a empresa possa cobrar menos, sim. Isso vai ser uma grande vantagem para todos em Vilhena e região”, revela Maziero.  

Marcelo Boca, secretário municipal de Obras, conta que a parceria da Prefeitura com o Estado rende bons frutos em Vilhena. “Recentemente fizemos reunião com o DER local para que possamos colaborar um com o outro de forma mais fluída. Essa ação no aeroporto é um dos resultados positivos deste alinhamento que a Prefeitura de Vilhena construiu com o Executivo estadual. Somos gratos pela parceria e nos colocamos sempre à disposição para, juntos, fazermos o melhor pelo Portal da Amazônia”, assegura.

O AVIÃO - A família Embraer E-Jets E2 é uma linha de aeronaves a jato bimotoras de médio alcance, desenvolvida pela companhia aeroespacial brasileira Embraer, que visa substituir a família Embraer E-Jets. Os modelos dessa categoria têm 41 metros de comprimento com 80 a 144 assentos, sendo o peso máximo de decolagem de quase 60 toneladas, a autonomia de voo de 5,5 mil quilômetros e a velocidade máxima de 870 km/h.

Mais Sobre Municípios

Por mais um ano, criançada se divertiu no Curumim Folia em Porto Velho

Por mais um ano, criançada se divertiu no Curumim Folia em Porto Velho

A criançada pode curtir neste domingo (24), junto com a família, uma tarde com muita diversão, folia e música no Curumim Folia, que aconteceu no Merca

Prefeitura de Porto Velho nomeia candidatos aprovados no concurso da Semed

Prefeitura de Porto Velho nomeia candidatos aprovados no concurso da Semed

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) vai nomear em caráter efetivo os candidatos classificados no co

Centro de Convivência realiza carnaval para mais de 300 idosos em Porto Velho

Centro de Convivência realiza carnaval para mais de 300 idosos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho promoveu festa de carnaval no Centro de Convivência do Idoso, nessa sexta-feira (21), por meio da Secretaria Municipal de

Parceria entre Semas e Igreja Metodista Wesleyana garantirá atividades esportivas para jovens do Beira Rio em Rolim de Moura

Parceria entre Semas e Igreja Metodista Wesleyana garantirá atividades esportivas para jovens do Beira Rio em Rolim de Moura

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), juntamente com o Departamento de Esporte e Lazer da Igreja Metodista Wesleyana Central, do Bai