Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Eleita a nova diretoria da ONG Ecoporé


Eleita a nova diretoria da ONG Ecoporé - Gente de Opinião

A Organização Não Governamental Ação Ecológica Guaporé –Ecoporé- realizou na última semana em sua sede situada à Rua Rafael Vaz e Silva, 3335, no bairro Liberdade, Assembleia Geral para eleger a nova diretoria do biênio 2013/2014.

O biólogo Marcelo Lucian Ferronato é o novo presidente; a vice-presidente, a bióloga Suélen Brasil; o primeiro-secretário, o biólogo Paulo Henrique; o segundo-secretário a gestora ambiental Brenda Jane; a tesoureira, a biólogo Ariana Cella; 2ª tesoureira, a biólogo Fabíola Gomes. O Conselho Fiscal é formado por Dra Carolina Dória, o biólogo, Samuel dos Santos e o técnico florestal, Derlival Batista e como suplentes, o também técnico florestal, Marcos Antônio de Souza e a gestora ambiental, Elaine Cristina.

Ecoporé

A Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé é uma associação ambientalista sem fins lucrativos, que neste ano completa 25 anos. Foi criada 25 de junho de 1988 com objetivo de legitimar suas ações desenvolvidas contra a exploração predatória de madeiras, combate ao desmatamento ilegal e ao processo de invasão das Unidades de Conservação, que na época se expandia no estado de Rondônia. Inicialmente, sua sede era no município de Rolim de Moura, interior do sendo transferida para Porto Velho em 2000. Atualmente, a ONG conta com 21 sócios em seu quadro.

De acordo com o presidente dentre os princípios que norteiam a prática da Ecoporé está a ética e o compromisso com a qualidade ambiental, sem esquecer das pessoas que dependem direta ou indiretamente do meio ambiente.

A ONG Ecoporé atua há mais de vinte anos em Rondônia e já executou diversos projetos voltados à conservação ambiental e à sustentabilidade em parceria com instituições governamentais, não governamentais e populações tradicionais. Executou projetos de alternativas econômicas e realizou assessoria técnica para os extrativistas (tecido da floresta, manejo florestal comunitário, ecoturismo, produtos da floresta como castanha, copaíba, madeiras caídas e apoio ao extrativismo da castanha). Já realizou levantamentos de espécies florestais nativas que melhor se desenvolvem em áreas de capoeira e fez monitoramentos de ictioplânctum e ictiofauna no rio Madeira. Implantou também ações na área de Educação Ambiental nas escolas e comunidades e campanhas de valorização de reservas legais e matas ciliares com abrangência em todo Estado de Rondônia proporcionando palestras para mais de 4 mil professores.

A Ecoporé tem um conjunto de ações na proposição de melhorias e aplicação da legislação ambiental, respeito às Unidades de Conservação, Terras Indígenas e áreas protegidas, com várias ações civis públicas e inúmeras denúncias encaminhadas. Já ocupou inúmeros assentos em conselhos de discussão de questões ambientais e desenvolvimento regional.

Fonte: ONG Ecoporé


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)