Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Eleições 2010: Lideranças indígenas Suruí declaram apoio à reeleição de Fátima



Com o intuito de declarar apoio a sua reeleição, lideranças indígenas representando 24 comunidades da etnia Suruí receberam na tarde de quarta-feira a visita da senadora Fátima Cleide (PT) na aldeia Central - 7 de Setembro, localizada na linha 14 do município de Cacoal. Na ocasião, os líderes agradeceram a parlamentar pela luta em favor dos direitos indígenas no Senado Federal.

O líder Palini Suruí disse que os índios já estão fazendo campanha para Fátima, mesmo sem ela saber, pois reconhecem que apenas poucos parlamentares, como a senadora e o candidato ao Governo, Eduardo Valverde, apóiam projetos que garantem o direito das minorias, sempre esquecidos pelos governantes.

Fátima afirmou que o débito que o Brasil tem para com os índios e negros ainda é muito alto e se colocou a disposição para ser no Senado a interlocutora entre com a candidata a presidente Dilma Rousseff, em sua eventual eleição, e os indígenas. “O que fizemos já transformou o cenário da situação indígena no país. Porém, ainda é pouco, precisamos eleger candidatos com compromisso e um olhar especial para a educação e saúde dos índios”, enfatizou.

A senadora foi presenteada com pinturas tradicionais, bijuterias e com uma panela de barro, mostra dos artesanatos confeccionados pelas mulheres na própria aldeia. Cultura que os Suruí tentam preservar ensinando em oficinas os mais novos da aldeia.

Entre os presentes participaram da reunião os líderes indígenas Manuel Suruí, Pipira Suruí, Joaquim Suruí e Patanga Suruí. O candidato do PT a deputado federal Tácito Pereira e o candidato a deputado estadual Toninho Mazzioli também estiveram na reunião, quando apresentaram suas propostas de campanha eleitoral.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad