Quinta-feira, 12 de agosto de 2010 - 19h37
Com o intuito de declarar apoio a sua reeleição, lideranças indígenas representando 24 comunidades da etnia Suruí receberam na tarde de quarta-feira a visita da senadora Fátima Cleide (PT) na aldeia Central - 7 de Setembro, localizada na linha 14 do município de Cacoal. Na ocasião, os líderes agradeceram a parlamentar pela luta em favor dos direitos indígenas no Senado Federal.
O líder Palini Suruí disse que os índios já estão fazendo campanha para Fátima, mesmo sem ela saber, pois reconhecem que apenas poucos parlamentares, como a senadora e o candidato ao Governo, Eduardo Valverde, apóiam projetos que garantem o direito das minorias, sempre esquecidos pelos governantes.
Fátima afirmou que o débito que o Brasil tem para com os índios e negros ainda é muito alto e se colocou a disposição para ser no Senado a interlocutora entre com a candidata a presidente Dilma Rousseff, em sua eventual eleição, e os indígenas. “O que fizemos já transformou o cenário da situação indígena no país. Porém, ainda é pouco, precisamos eleger candidatos com compromisso e um olhar especial para a educação e saúde dos índios”, enfatizou.
A senadora foi presenteada com pinturas tradicionais, bijuterias e com uma panela de barro, mostra dos artesanatos confeccionados pelas mulheres na própria aldeia. Cultura que os Suruí tentam preservar ensinando em oficinas os mais novos da aldeia.
Entre os presentes participaram da reunião os líderes indígenas Manuel Suruí, Pipira Suruí, Joaquim Suruí e Patanga Suruí. O candidato do PT a deputado federal Tácito Pereira e o candidato a deputado estadual Toninho Mazzioli também estiveram na reunião, quando apresentaram suas propostas de campanha eleitoral.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho
Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio
Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)