Quinta-feira, 12 de agosto de 2010 - 19h37
Com o intuito de declarar apoio a sua reeleição, lideranças indígenas representando 24 comunidades da etnia Suruí receberam na tarde de quarta-feira a visita da senadora Fátima Cleide (PT) na aldeia Central - 7 de Setembro, localizada na linha 14 do município de Cacoal. Na ocasião, os líderes agradeceram a parlamentar pela luta em favor dos direitos indígenas no Senado Federal.
O líder Palini Suruí disse que os índios já estão fazendo campanha para Fátima, mesmo sem ela saber, pois reconhecem que apenas poucos parlamentares, como a senadora e o candidato ao Governo, Eduardo Valverde, apóiam projetos que garantem o direito das minorias, sempre esquecidos pelos governantes.
Fátima afirmou que o débito que o Brasil tem para com os índios e negros ainda é muito alto e se colocou a disposição para ser no Senado a interlocutora entre com a candidata a presidente Dilma Rousseff, em sua eventual eleição, e os indígenas. “O que fizemos já transformou o cenário da situação indígena no país. Porém, ainda é pouco, precisamos eleger candidatos com compromisso e um olhar especial para a educação e saúde dos índios”, enfatizou.
A senadora foi presenteada com pinturas tradicionais, bijuterias e com uma panela de barro, mostra dos artesanatos confeccionados pelas mulheres na própria aldeia. Cultura que os Suruí tentam preservar ensinando em oficinas os mais novos da aldeia.
Entre os presentes participaram da reunião os líderes indígenas Manuel Suruí, Pipira Suruí, Joaquim Suruí e Patanga Suruí. O candidato do PT a deputado federal Tácito Pereira e o candidato a deputado estadual Toninho Mazzioli também estiveram na reunião, quando apresentaram suas propostas de campanha eleitoral.
Fonte: Ascom
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade
A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social
Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios
Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)