Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Eleições 2010: Lideranças indígenas Suruí declaram apoio à reeleição de Fátima



Com o intuito de declarar apoio a sua reeleição, lideranças indígenas representando 24 comunidades da etnia Suruí receberam na tarde de quarta-feira a visita da senadora Fátima Cleide (PT) na aldeia Central - 7 de Setembro, localizada na linha 14 do município de Cacoal. Na ocasião, os líderes agradeceram a parlamentar pela luta em favor dos direitos indígenas no Senado Federal.

O líder Palini Suruí disse que os índios já estão fazendo campanha para Fátima, mesmo sem ela saber, pois reconhecem que apenas poucos parlamentares, como a senadora e o candidato ao Governo, Eduardo Valverde, apóiam projetos que garantem o direito das minorias, sempre esquecidos pelos governantes.

Fátima afirmou que o débito que o Brasil tem para com os índios e negros ainda é muito alto e se colocou a disposição para ser no Senado a interlocutora entre com a candidata a presidente Dilma Rousseff, em sua eventual eleição, e os indígenas. “O que fizemos já transformou o cenário da situação indígena no país. Porém, ainda é pouco, precisamos eleger candidatos com compromisso e um olhar especial para a educação e saúde dos índios”, enfatizou.

A senadora foi presenteada com pinturas tradicionais, bijuterias e com uma panela de barro, mostra dos artesanatos confeccionados pelas mulheres na própria aldeia. Cultura que os Suruí tentam preservar ensinando em oficinas os mais novos da aldeia.

Entre os presentes participaram da reunião os líderes indígenas Manuel Suruí, Pipira Suruí, Joaquim Suruí e Patanga Suruí. O candidato do PT a deputado federal Tácito Pereira e o candidato a deputado estadual Toninho Mazzioli também estiveram na reunião, quando apresentaram suas propostas de campanha eleitoral.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)