Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Duelo da Fronteira: Turismo confirma construção de galpões


O ministro do Turismo Gastão Vieira firmou compromisso com o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Emanuel Neri para a construção de dois galpões para o Festival Duelo da Fronteira que acontece no município de Guajará-Mirim. A afirmação ocorreu durante reunião em Brasília, nesta quarta-feira (19), que também contou com a presença do senador licenciado, Valdir Raupp, da deputada federal Marinha Raupp e do senador em exercício, Tomás Correia.

Gente de Opinião

O valor da proposta é de R$ 2 milhões, e segundo a expectativa do Ministério para a festa de 2013, o Duelo da Fronteira, como é conhecido o Festival Folclórico de Guajará Mirim, contará com os galpões novos. "Rondônia é um Estado promissor e precisamos melhorar a infraestrutura e vamos buscar esta melhoria", afirmou. O Ministro assegurou que incluirá os projetos no sistema após as eleições municipais.

"Os dois galpões servirão como oficinas para a construção e armazenagem das fantasias destinadas aos grupos que se apresentarão", disse Emanuel Neri. Para ele, os locais serão idênticos aos barracões das escolas de samba do Rio de Janeiro, onde cada escola tem um espaço independente.

A deputada federal Marinha Raupp solicitou apoio ao Ministério para um diagnóstico que possa elencar as potencialidades do Estado de Rondônia no que diz respeito ao turismo. Para a deputada, o resultado deste estudo mostrará as oportunidades turísticas de Rondônia que ainda são pouco conhecidas, como o Duelo da Fronteira.

Duelo da Fronteira

O evento teve início em 1994, como uma mostra cultural e tornou-se festival em 1998. As apresentações são o duelo entre os bois Malhadinho (Azul) e Flor do Campo (vermelho) que ocorrem sempre no segundo fim de semana de agosto.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)