Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Duelo da Fronteira resgata tradição folclórica e movimenta economia durante três dias em Guajará-Mirim


Gente de Opinião

Boi Flor do Campo é o campeão do Duelo de 2015

Maior festival folclórico de boi-bumbá de Rondônia, o Duelo da Fronteira movimentou durante três dias a cidade de Guajará-Mirim, que depois de dois anos resgatou a tradicional disputa entre os bois Flor do Campo e Malhadinho, em sua 19ª edição.

Segundo dados da Policia Militar, que se fez presente com um efetivo de 50 policiais para garantir a segurança do evento, na última noite de festival cerca de oito mil pessoas foram ao bumbódromo para prestigiar a apresentação dos dois grupos folclóricos.

Na tarde de segunda-feira (12) foi realizada a apuração. Com diferença de um ponto, a agremiação folclórica Boi Flor do Campo foi a campeã desta edição.

“O Festival foi sucesso total. O Governo do Estado conseguiu revitalizar, com o apoio da população, do comércio, o bumbódromo que ficou à altura que o duelo merece”, afirmou o secretário-chefe do gabinete do governador, Waldemar Albuquerque.

Gente de Opinião

Flor do Campo cantou o folclore brasileiro

O Boi Flor Campo (vermelho) levou para arena o tema “Folclore Brasileiro: Do Bumba meu Boi ao Boi Bumbá”. De acordo com Georgina Ramos da Costa, fundadora e presidente da agremiação, o tema faz um resgate da cultura popular, pela reafirmação da dança tribal, do homem amazônico, das belezas, ritos e lendas contidas nas toadas, melodicamente entoadas pelos cantadores.

“O Flor do Campo neste ano veio para defender e resgatar as raízes e tradições do folclore popular, e da harmonia e paz dos povos indígenas”, frisou Georgina, que aos 75 anos ainda entrou na arena junto com seu boi vermelho.

O Boi Malhadinho (azul) apresentou o tema “Hurukunê-wao”, que é o tucumã na língua tupi guarani, um fruto típico da região amazônica. “Para nós é um orgulho muito grande realizar este festival que envolve toda a comunidade de Guajará-Mirim. Trabalhamos dia e noite nos últimos meses para mostrar nossa cultura e resgatar o Duelo da Fronteira”, destacou Leonilson de Souza, fundador e presidente do grupo.

Leonilson se emocionou ao falar do amor que sente pelo Boi Malhadinho e pelo resgate do duelo. “O que começou como uma brincadeira, hoje é o alvo da nossa dedicação. O boi é uma grande família, disposta a trabalhar sempre para manter viva a nossa cultura”, destacou.

ECONOMIA

Além de ser um espetáculo que envolve toda a cidade de Guajará-Mirim, o Festival Duelo da Fronteira fomenta o mercado da cultura e do turismo, gerando renda para artesãos, costureiras, músicos, artistas, empresários e autônomos.

O superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, disse que o governo fica muito orgulhoso de ver a festa acontecendo novamente. “Entendemos a importância de manter viva a tradição de Guajará e a cultura de Rondônia e não medimos esforços para isso. Foram dois anos sem o espetáculo, que vimos durante esses três dias. Agora vamos procurar quais foram os erros e acertos para que nos próximos anos o festival continue e seja mais bonito que este ano”, afirmou.

Gente de Opinião

Boi Malhadinho cantou sobre a tradição amazônica

Jucira Almeida, que é nascida em Guajará-Mirim, mas mora há mais de 20 anos em Porto Velho, afirmou que o festival é um marco na cultura local, que vem evoluindo ao longo dos anos. “Há muita vontade da população em realizar este evento, e o apoio do poder público é fundamental. O festival é um grande fomentador da cultura e da economia local”, ressaltou.

De acordo com a organização do evento, neste ano a festa contou com 20 barracas ocupadas por comerciantes da Associação Comercial de Guajará-Mirim para a comercialização de comidas, bebidas e artesanatos.

Trabalhando com artesanato e comida, Ana contou que este foi o 5º ano em que trabalhou com uma barraca no Duelo da Fronteira dentro do bumbódromo, e vê no negócio uma boa oportunidade para aumentar a renda. “Me sinto muito feliz em ver o festival voltando a acontecer. Isso aqui é bom, movimenta a cidade e é bom para os restaurantes, hotéis, mercados. Todos ganham”, disse.

“O Festival contribui muito com a economia do município. Inclusive já pensamos em um centro de multieventos para possibilitando que a gente faça todos os finais de semana um evento em razão da demanda de pessoas que vêm a Guajará”, destacou o prefeito Dulcio Mendes.

Veja fotos do Duelo da Fronteira 2015


Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Bruno Corsino e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)