Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

DUELO DA FRONTEIRA: Malhadinho abre XV Festival de Guajará


 
O boi azul do bairro Santo Antônio foi sorteado e inaugura o bumbódromo


O boi-bumbá Malhadinho abre o XV Festival Folclórico de Guajará-Mirim na noite desta sexta feira com o tema “Etnia, Raça Brasil” que conta com 14 alegorias em grandes proporções criadas pelo artesão Ernani K-Bral Baixar o anexo original

De acordo com declarações do Amo Leo de Souza a intenção do bumbá azul da Pérola do Mamoré vai mostrar, de forma figurada, a miscigenação promovida no Brasil, durante o período da colonização e os pós-guerra do século passado.

O público que comparecer ao bumbódromo localizado nas dependências do Estádio João Saldanha na noite de hoje vai se encantar com as alegorias do Malhadinho. Nossa reportagem esteve visitando dois dos QG do bumbá dirigido pelo Pajé Cleiton Lopes e constatou alegorias que ultrapassam os 15 metros de altura. “Isso é apenas parte do nosso trabalho” disse Ernani K-Bral chamando nossa atenção para o material usado nas alegorias que representam animais da nossa floresta como a iguana cujo corpo é todo em plástico bolha. “Parece a pele camaleão de verdade” admirava-se a artista plástica Lu Silva que nos acompanhou na visita ao barracão do Malhadinho.

A Cunhã Porunga acadêmica de medicina Jenniffe de Souza que veio de Santa Cruz de La Sierra apenas para se apresentar como principal personagem do seu bumbá querido, vai surgir na arena de 200 metros quadrados no módulo “sapo” que é composto por três grandes alegorias confeccionadas pelo seu pai Leonildo de Souza.

A equipe técnica do Malhadinho comandada pelo presidente Cleiton Lopes, estimou as despesas com alegorias e indumentárias de um modo geral em mais de R$ 200 Mil. “Só em alegorias estamos investindo aproximadamente R$ 120 Mil”, disse Ernani.

A entrada do boi seis vezes campeão do Festival Folclórico de Guajará Mirim está prevista para as 21h logo depois da apresentação da Quadrilha Rádio Farol de Porto Velho. “Na realidade vamos abrir a solenidade às 20h com a presença do vice-governador João Cahulla que vai cortar a fita inaugurando a primeira etapa do bumbódromo de Guajará. “O governador Ivo Cassol não está medindo esforços no sentido de concluir as obras do bumbódromo até o próximo ano”, disse o Gerente de Cultura da Secel Luiz Gouveia que está em Guajará desde a última quarta feira comandando pessoalmente os trabalhos de montagem da estrutura das arquibancadas e camarotes. “Vale salientar que este é o primeiro ano que o governo do estado através da Secel realiza este maravilhoso festival”, disse Luizão.

O diretor de comunicação do Malhadinho disse o seguinte a respeito da apresentação que vai acontecer na noite de hoje: “Trazemos "indias-loiras" para a arena. Nosso Boi é um brinquedo de pano. Brinquedo de pano que tem suas origens nas terras do sol nascente, não desta forma, claro, mas nas bonecas de pano. Brincamos quando fazemos o Malhadinho surgir de dentro da Lua, inacessível para tantos”, informa Artur Quintela.

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce