Quarta-feira, 28 de setembro de 2011 - 13h46
O compromisso de agilizar todo o processo para a retomada urgente da restauração da BR-425 - que liga a BR-364 a Guajará-Mirim - vem da diretoria executiva do DNIT em Brasília, afirmou o superintendente do órgão em Rondônia, José Ribamar da Cruz Oliveira. Na semana passada, Oliveira apresentou todo o problema da paralisação da obra e do grande prejuízo causado a região em função do cancelamento do contrato de pavimentação. “A situação extremamente delicada foi compreendida pela nossa diretoria executiva, que garantiu empenho da equipe técnica para que até o final de fevereiro o processo licitatório esteja finalizado”, fala confiante Oliveira.
Ele esclarece que o DNIT em Brasília vai antecipar o trâmite do cancelamento amigável com a Delta Construções e o início imediato do levantamento do remanescente da obra para a execução do novo projeto. “A população de Nova Mamoré e Guajará-Mirim pode esperar a conclusão dessa obra o até o final do próximo ano”, afirma o superintendente.
A restauração e pavimentação da BR-425 está paralisada desde o início deste mês de setembro, pois a empresa requereu adequações do projeto. Algumas correções ficariam em conformidade para manter o mesmo processo, porém havia outras adequações que acarretariam um considerável aumento no valor inicial da obra, o que seria inviável para o DNIT.
Desde que foi comunicado da suspensão dos serviços, Oliveira tem se empenhado para resolver o problema no menor espaço de tempo, por isso optou pelo cancelamento amigável do contrato com a empresa. “Caso não agisse dessa forma, poderíamos passar anos com recursos na Justiça até que houvesse um parecer final. Com o cancelamento amigável, no prazo máximo de dois meses devemos ter um novo projeto para dar encaminhamento ao processo licitatório”.
Oliveira também chama a atenção da população para que não se deixe influenciar por grupos políticos que tentam fazer dessa paralisação uma oportunidade para se notabilizar e alerta: “esse problema não é uma questão política e só depende da atuação desta superintendência para resolver tudo no menor espaço de tempo. Além do compromisso que tenho com todo o Estado, me considero filho de Guajará-Mirim, conheço as carências da região, portanto não poderia deixar de dar uma atenção especial a BR-425”.
Conservação garantida
Em função da paralisação da obra de pavimentação, Oliveira informa que o DNIT renovou o contrato de manutenção da rodovia. Ainda esta semana a empresa contratada confirmou que vai percorrer todo o trecho para iniciar os serviços emergenciais e aumentar sua mobilização em função do início do período chuvoso, desta forma garantindo a boa condição de trafegabilidade da rodovia até o reinício das obras.
Fonte: Carlos Henrique Angelo
Superintendência Regional DNIT RO/AC
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO
A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)