Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DNIT vai priorizar processo licitatório para retomar pavimentação da BR-425


O compromisso de agilizar todo o processo para a retomada urgente da restauração da BR-425 - que liga a BR-364 a Guajará-Mirim - vem da diretoria executiva do DNIT em Brasília, afirmou o superintendente do órgão em Rondônia, José Ribamar da Cruz Oliveira. Na semana passada, Oliveira apresentou todo o problema da paralisação da obra e do grande prejuízo causado a região em função do cancelamento do contrato de pavimentação. “A situação extremamente delicada foi compreendida pela nossa diretoria executiva, que garantiu empenho da equipe técnica para que até o final de fevereiro o processo licitatório esteja finalizado”, fala confiante Oliveira.

Ele esclarece que o DNIT em Brasília vai antecipar o trâmite do cancelamento amigável com a Delta Construções e o início imediato do levantamento do remanescente da obra para a execução do novo projeto. “A população de Nova Mamoré e Guajará-Mirim pode esperar a conclusão dessa obra o até o final do próximo ano”, afirma o superintendente.

A restauração e pavimentação da BR-425 está paralisada desde o início deste mês de setembro, pois a empresa requereu adequações do projeto. Algumas correções ficariam em conformidade para manter o mesmo processo, porém havia outras adequações que acarretariam um considerável aumento no valor inicial da obra, o que seria inviável para o DNIT.

Desde que foi comunicado da suspensão dos serviços, Oliveira tem se empenhado para resolver o problema no menor espaço de tempo, por isso optou pelo cancelamento amigável do contrato com a empresa. “Caso não agisse dessa forma, poderíamos passar anos com recursos na Justiça até que houvesse um parecer final. Com o cancelamento amigável, no prazo máximo de dois meses devemos ter um novo projeto para dar encaminhamento ao processo licitatório”.

Oliveira também chama a atenção da população para que não se deixe influenciar por grupos políticos que tentam fazer dessa paralisação uma oportunidade para se notabilizar e alerta: “esse problema não é uma questão política e só depende da atuação desta superintendência para resolver tudo no menor espaço de tempo. Além do compromisso que tenho com todo o Estado, me considero filho de Guajará-Mirim, conheço as carências da região, portanto não poderia deixar de dar uma atenção especial a BR-425”.

Conservação garantida

Em função da paralisação da obra de pavimentação, Oliveira informa que o DNIT renovou o contrato de manutenção da rodovia. Ainda esta semana a empresa contratada confirmou que vai percorrer todo o trecho para iniciar os serviços emergenciais e aumentar sua mobilização em função do início do período chuvoso, desta forma garantindo a boa condição de trafegabilidade da rodovia até o reinício das obras.


Fonte: Carlos Henrique Angelo
Superintendência Regional DNIT RO/AC

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)