Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DNIT promove audiência pública em G.Mirim sobre ponte binacional Brasil/Bolívia



Guajará-Mirim e Guayaramirim nunca estiveram tão próximas. Na noite de ontem (15), uma audiência pública no campus da Unir foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, para apresentação e discussão do EIA/RIMA da ponte sobre o Rio Mamoré, ligando o Brasil à Bolívia.

Presidida pelo IBAMA, o encontro contou ainda com a presença do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel de Souza, que explicou a população, os procedimentos técnicos do projeto.

Com as obras previstas para julho de 2010, os ajustes finais estão sendo resolvidos. De acordo com o diretor, a partir desta audiência, após estudos de impactos ambientais, o IBAMA irá trabalhar na elaboração do laudo técnico, para que no mês de janeiro de 2010 já estar com o licenciamento pronto da tão sonhada obra.

Miguel de Souza ressaltou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, “Saída para o Pacífico”, projeto pelo qual, ele é o idealizador.

A construção da ponte sobre o Rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.

Para o estado de Rondônia e para todo o País, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.

Durante a visita à Guajará-Mirim, Miguel de Souza, participou da homologação do resultado da licitação pública, visando à execução dos serviços de Elaboração de Estudos e Projetos Básico e Executivo de Engenharia para Construção de Terminais Hidroviários no estado de Rondônia, nos municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Machadinho D’Oeste.

A empresa vencedora da licitação foi o Consórcio E.G.I.HT, formado pelas empresas Encibras Estudos e Projetos de Engenharia S.A, como empresa líder; Gelehrter Consultoria Ltda, Internave Engenharia Ltda e High Tech Consltants S/S Ltda.

O projeto deverá ficar pronto no próximo ano e as obras previstas para 2011.

Fonte: Gabriella Lima

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)