Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

DNIT promove audiência pública em G.Mirim sobre ponte binacional Brasil/Bolívia



Guajará-Mirim e Guayaramirim nunca estiveram tão próximas. Na noite de ontem (15), uma audiência pública no campus da Unir foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, para apresentação e discussão do EIA/RIMA da ponte sobre o Rio Mamoré, ligando o Brasil à Bolívia.

Presidida pelo IBAMA, o encontro contou ainda com a presença do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel de Souza, que explicou a população, os procedimentos técnicos do projeto.

Com as obras previstas para julho de 2010, os ajustes finais estão sendo resolvidos. De acordo com o diretor, a partir desta audiência, após estudos de impactos ambientais, o IBAMA irá trabalhar na elaboração do laudo técnico, para que no mês de janeiro de 2010 já estar com o licenciamento pronto da tão sonhada obra.

Miguel de Souza ressaltou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, “Saída para o Pacífico”, projeto pelo qual, ele é o idealizador.

A construção da ponte sobre o Rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.

Para o estado de Rondônia e para todo o País, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.

Durante a visita à Guajará-Mirim, Miguel de Souza, participou da homologação do resultado da licitação pública, visando à execução dos serviços de Elaboração de Estudos e Projetos Básico e Executivo de Engenharia para Construção de Terminais Hidroviários no estado de Rondônia, nos municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Machadinho D’Oeste.

A empresa vencedora da licitação foi o Consórcio E.G.I.HT, formado pelas empresas Encibras Estudos e Projetos de Engenharia S.A, como empresa líder; Gelehrter Consultoria Ltda, Internave Engenharia Ltda e High Tech Consltants S/S Ltda.

O projeto deverá ficar pronto no próximo ano e as obras previstas para 2011.

Fonte: Gabriella Lima

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce