Porto Velho (RO) sábado, 19 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

DNIT promove audiência pública em G.Mirim sobre ponte binacional Brasil/Bolívia



Guajará-Mirim e Guayaramirim nunca estiveram tão próximas. Na noite de ontem (15), uma audiência pública no campus da Unir foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, para apresentação e discussão do EIA/RIMA da ponte sobre o Rio Mamoré, ligando o Brasil à Bolívia.

Presidida pelo IBAMA, o encontro contou ainda com a presença do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel de Souza, que explicou a população, os procedimentos técnicos do projeto.

Com as obras previstas para julho de 2010, os ajustes finais estão sendo resolvidos. De acordo com o diretor, a partir desta audiência, após estudos de impactos ambientais, o IBAMA irá trabalhar na elaboração do laudo técnico, para que no mês de janeiro de 2010 já estar com o licenciamento pronto da tão sonhada obra.

Miguel de Souza ressaltou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, “Saída para o Pacífico”, projeto pelo qual, ele é o idealizador.

A construção da ponte sobre o Rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.

Para o estado de Rondônia e para todo o País, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.

Durante a visita à Guajará-Mirim, Miguel de Souza, participou da homologação do resultado da licitação pública, visando à execução dos serviços de Elaboração de Estudos e Projetos Básico e Executivo de Engenharia para Construção de Terminais Hidroviários no estado de Rondônia, nos municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Machadinho D’Oeste.

A empresa vencedora da licitação foi o Consórcio E.G.I.HT, formado pelas empresas Encibras Estudos e Projetos de Engenharia S.A, como empresa líder; Gelehrter Consultoria Ltda, Internave Engenharia Ltda e High Tech Consltants S/S Ltda.

O projeto deverá ficar pronto no próximo ano e as obras previstas para 2011.

Fonte: Gabriella Lima

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos