Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009 - 17h18
Guajará-Mirim e Guayaramirim nunca estiveram tão próximas. Na noite de ontem (15), uma audiência pública no campus da Unir foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, para apresentação e discussão do EIA/RIMA da ponte sobre o Rio Mamoré, ligando o Brasil à Bolívia.
Presidida pelo IBAMA, o encontro contou ainda com a presença do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel de Souza, que explicou a população, os procedimentos técnicos do projeto.
Com as obras previstas para julho de 2010, os ajustes finais estão sendo resolvidos. De acordo com o diretor, a partir desta audiência, após estudos de impactos ambientais, o IBAMA irá trabalhar na elaboração do laudo técnico, para que no mês de janeiro de 2010 já estar com o licenciamento pronto da tão sonhada obra.
Miguel de Souza ressaltou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, “Saída para o Pacífico”, projeto pelo qual, ele é o idealizador.
A construção da ponte sobre o Rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.
Para o estado de Rondônia e para todo o País, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.
Durante a visita à Guajará-Mirim, Miguel de Souza, participou da homologação do resultado da licitação pública, visando à execução dos serviços de Elaboração de Estudos e Projetos Básico e Executivo de Engenharia para Construção de Terminais Hidroviários no estado de Rondônia, nos municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Machadinho D’Oeste.
A empresa vencedora da licitação foi o Consórcio E.G.I.HT, formado pelas empresas Encibras Estudos e Projetos de Engenharia S.A, como empresa líder; Gelehrter Consultoria Ltda, Internave Engenharia Ltda e High Tech Consltants S/S Ltda.
O projeto deverá ficar pronto no próximo ano e as obras previstas para 2011.
Fonte: Gabriella Lima
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)