Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

DIA DO DESAFIO: Rolim vence Bolívar na Colômbia



Mesmo depois de ficar fora da disputa por três anos, a cidade se mobiliza e derrota a rival de 2009

Rolim de Moura venceu a disputa do Dia do Desafio deste ano. No último dia 27, o município concorreu contra Bolívar, na Colômbia, com meta de estimular o maior número de pessoas possível a fazer ao menos 15 minutos de exercícios. A competição, organizada pelo Sesc, tem o objetivo de divulgar os benefícios de uma vida saudável, com atividades físicas regulares, colocando cidades da América Latina para concorrerem entre si por um título simbólico.

O documento oficial veio por meio de fax, nesta segunda-feira (01/06), para o superintendente de esportes do município, Cláudio Roberto. Segundo a nota, assinada por Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do evento no continente americano e por Sandra Silvia Ferreira, coordenadora em Rondônia, Rolim de Moura conseguiu registrar a prática de exercícios com 9.871 moradores, ou seja, 20,19% de sua população. Já a cidade colombiana registrou a participação de 3.136 pessoas, 6,86% do total.

Segundo a coordenação do dia, 3.623 cidades das três Américas participaram da disputa. Para Cláudio, a vitória rolimourense soou como uma motivação a mais para uma mobilização maior ainda em 2010. “Este ano entramos, mas demoramos um pouco para começar a divulgação da competição. Queremos participar todos os anos a partir de agora e como outras cidades do Estado, fazer a população ter prazer em reservar esses quinze minutos de exercícios diários”, lembrou.

O professor de educação física também explica, que a competição é apenas uma forma de estimular a prática. Reservar um tempo diário para alongamentos, caminhadas ou outras atividades de maior esforço, como musculação e esportes como futebol, basquete e vôlei só ajuda no condicionamento físico, evitando problemas de saúde no futuro. “Quem trabalha o dia inteiro com computador, sentado, tem que tirar um tempinho e se movimentar”, diz.

Em 2005, a última vez que Rolim de Moura participou da competição, venceu a cidade de El Estor na Guatemala por 22.163 a 5.825. Nas outras cidades da região, São Miguel perdeu para Guastatoya na Guatemala por uma diferença de pouco mais de 300 pessoas. Já Nova Brasilândia D’Oeste venceu Charala na Colômbia, com quase duas mil participações a mais. Novo Horizonte venceu Encino também na Colômbia e Primavera de Rondônia venceu o município e El Sena na Bolívia por 2.049 a 150.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce