Domingo, 9 de dezembro de 2007 - 10h51
O governador Ivo Cassol, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Augustinho Pastore, visitou na manhã deste sábado (08/12) a Fazenda Batista, de propriedade do empresário Moacir Batista, tida como padrão de manejo e reflorestamento no estado de Rondônia.
A fazenda está localizada no quilômetro 680 da BR-364, próximo a Vilhena, com 1.600 hectares de área total, sendo que em 650 hectares foram plantadas, a partir de dezembro de 2005, mudas de eucalipto e nos 200 hectares restantes mudas de pinus. Ao total são cerca de um milhão e quinhentas mil árvores plantadas na propriedade, que em breve estarão prontas para corte.
Segundo o proprietário, Moacir Batista, o reflorestamento é altamente rentável, com retorno certo em praticamente no mesmo tempo da pecuária, e mercado aberto para comercialização. No reflorestamento nós fechamos praticamente toda a cadeia produtiva: geramos empregos e impostos no plantio, preservamos o meio-ambiente com a formação da floresta e temos grande retorno, pois o mercado busca madeira certificada, de maior qualidade e preço, além da celulose para a fabricação de papel, disse.
A implantação de uma fábrica de beneficiamento de madeira para produção de pasta de celulose é o próximo passo do grupo empresarial. Mesmo sem a instalação da fábrica já existem planos de exportar a produção local de celulose, uma vez que o mercado interno e externo precisam desta matéria prima.
O governador Ivo Cassol parabenizou o empresário, dizendo que é deste tipo de iniciativa que Rondônia precisa. Mesmo sem receber um tostão de financiamento federal, embora tenha apresentando projeto e toda documentação necessária, o Moacir investiu por conta própria por acreditar na nossa administração. Agora vai começar a colher os frutos de um brilhante trabalho. Cassol referia-se aos dois milhões de reais que o Governo Federal tem disponível para financiamento de projetos de reflorestamento, mas que estranhamente não estão sendo liberados aos interessados.
Além do lucro futuro com a comercialização de madeira e pasta de celulose, o empresário já está recuperando o investimento de cerca de dois milhões de reais com a venda de créditos florestais para madeireiros que não tem capacidade de reflorestar áreas desmatadas. Esta operação de créditos florestais é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental Sedam.
Os deputados estaduais Luiz Goebbel e Ezequiel Neiva acompanharam o governador na visita à Fazenda Batista.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo
Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes
O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo
A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade
O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)