Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Desenvolvimento sustentável em Vilhena é modelo


O governador Ivo Cassol, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Augustinho Pastore, visitou na manhã deste sábado (08/12) a Fazenda Batista, de propriedade do empresário Moacir Batista, tida como padrão de manejo e reflorestamento no estado de Rondônia.

A fazenda está localizada no quilômetro 680 da BR-364, próximo a Vilhena, com 1.600 hectares de área total, sendo que em 650 hectares foram plantadas, a partir de dezembro de 2005, mudas de eucalipto e nos 200 hectares restantes mudas de pinus. Ao total são cerca de um milhão e quinhentas mil árvores plantadas na propriedade, que em breve estarão prontas para corte.

Segundo o proprietário, Moacir Batista, o reflorestamento é altamente rentável, com retorno certo em praticamente no mesmo tempo da pecuária, e mercado aberto para comercialização. “No reflorestamento nós fechamos praticamente toda a cadeia produtiva: geramos empregos e impostos no plantio, preservamos o meio-ambiente com a formação da floresta e temos grande retorno, pois o mercado busca madeira certificada, de maior qualidade e preço, além da celulose para a fabricação de papel”, disse.

A implantação de uma fábrica de beneficiamento de madeira para produção de pasta de celulose é o próximo passo do grupo empresarial. Mesmo sem a instalação da fábrica já existem planos de exportar a produção local de celulose, uma vez que o mercado interno e externo precisam desta matéria prima.

O governador Ivo Cassol parabenizou o empresário, dizendo que “é deste tipo de iniciativa que Rondônia precisa. Mesmo sem receber um tostão de financiamento federal, embora tenha apresentando projeto e toda documentação necessária, o Moacir investiu por conta própria por acreditar na nossa administração. Agora vai começar a colher os frutos de um brilhante trabalho”. Cassol referia-se aos dois milhões de reais que o Governo Federal tem disponível para financiamento de projetos de reflorestamento, mas que estranhamente não estão sendo liberados aos interessados.

Além do lucro futuro com a comercialização de madeira e pasta de celulose, o empresário já está recuperando o investimento de cerca de dois milhões de reais com a venda de créditos florestais para madeireiros que não tem capacidade de reflorestar áreas desmatadas. Esta operação de créditos florestais é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

Os deputados estaduais Luiz Goebbel e Ezequiel Neiva acompanharam o governador na visita à Fazenda Batista.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)