Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DER inicia trabalhos no Anel Viário


O DER –RO iniciou os trabalhos de aterro das cabeceiras da ponte sobre o Rio Machado no anel viário em Ji-Paraná. A intenção do Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia, engenheiro Lucio Mosquini, é deixar os cerca de 13 quilômetros de extensão do anel viário trafegáveis. Na obra serão investidos quase R$ 1 milhão de recursos do Governo do Estado. Segundo Lúcio, somente nas cabeceiras da ponte serão colocadas mais de cinco mil caçambas de aterro, a previsão é que os trabalhos sejam encerrados entre 30 e 40 dias.DER inicia trabalhos no Anel Viário - Gente de Opinião

Em visita a cidade de Ji-Paraná na tarde de ontem (22), Lúcio afirmou que o Anel Viário é uma obra de responsabilidade do Governo Federal, mas que o Governador Confúcio Moura (PMDB), assumiu o compromisso com lideranças da cidade em deixar toda a extensão da via trafegável.

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) que acompanhou Lúcio Mosquini no local da obra ressaltou que restará ao Governo Federal e ao DNIT, apenas a parte de pavimentação da rodovia, uma vez que a ponte, considerado o trecho mais caro da obra, também já foi construída pelo Governo Estadual em 2009, com recursos economizados pela Assembléia Legislativa. Na ocasião foram investidos quase R$ 22 milhões de recursos estaduais.

Jesualdo Pires acredita que com o término dos trabalhos que estão sendo realizados pelo DER-RO, grande parte do trafego de veículos pesados da BR-364 será desviado para o anel viário, mesmo sem a pavimentação. “Ficará mais cômodo e mais rápido para os motoristas passarem pelo anel viário, pois fazendo o percurso por fora da BR-364, deixarão de enfrentar o trânsito lento da cidade, os semáforos e o vários buracos existentes na Rodovia Federal”, comentou o deputado ressaltando que há o compromisso do DER de realizar a manutenção da estrada do Anel Viário.

Ponte Sobre o Rio Urupá – Ainda durante a visita ao Município de Ji-Paraná, Lúcio Mosquini e Jesualdo Pires estiveram com a equipe do DER-RO em uma vistoria na ponte sobre o Rio Urupá, na entrada do Terceiro Distrito da Cidade. O DER já iniciou os estudos de viabilidade econômica para ampliar a ponte atual. A ponte existente no local é antiga e estreita e não tem suportado a demanda de trafego da região. A área do Terceiro Distrito tem crescido muito nos últimos anos, recebendo vários empreendimentos empresariais, universidade e condomínios, além de ser o acesso ao Distrito de Nova Londrina e a também a região do Vale do Guaporé.

Lúcio Mosqui esclareceu que a equipe de engenheiros do DER irá apresentar o estudo de viabilidade econômica quanto a obra. “Iremos decidir a partir deste estudo se iremos construir uma nova ponte com 8 metros de largura ou se faremos a duplicação e reforma da ponte antiga”.

Jesualdo ressaltou que a ponte do Rio Urupá é essencial para região do Terceiro Distrito continuar crescendo e lembrou que o local, devido ao volume de veículos trafegando e a largura desproporcional da ponte, tem sido palco de vários acidentes com vítimas fatais.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)