Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Deputado destaca união em prol do Hospital Câncer


O deputado Marcelino Tenório (PRP) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa para parabenizar o leilão realizado no último domingo no município de Ouro Preto do Oeste, onde foram leiloados 1.380 animais com uma arrecadação de mais de R$ 1 milhão de reais em prol do Hospital de Câncer de Barretos. O evento envolveu os municípios de Ouro Preto, Urupá, Teixeirópolis e Vale do Paraíso.

Parabenizou o organizador José Araújo pela realização deste evento de tamanha magnitude. “Quando as coisas são sérias, as pessoas se dedicam. Só quem é acometido por esta doença, sabe o significado do trabalho desenvolvido pelo Hospital do Câncer de Barretos que tem trabalhado com muito amor. Eventos estão sendo feitos, pessoas estão se aglutinando para levar este recurso”, ressaltou.

Salientou que infelizmente o Poder Público não tem dado o tratamento adequado à população. “Quem tem condições recorre aos planos de saúde. Rondônia não tem a saúde pior do país, porque não é diferente do Rio de Janeiro e Ceará. Mas só há uma maneira de mudar este quadro: exigindo. Nosso país não se muda mais só com voto, mas com manifestações requerendo nossos direitos para que possamos nos tornar um grande país”, avaliou.

Parlamento Amazônico

Falou ainda de sua viagem a Rio Branco, onde participou do Parlamento Amazônico. “Não se dá a importância à Amazônia, mas ela representa a metade deste país. “Se cada um puxar para seu lado, não teremos força. Discutimos sobre a área de livre comércio, criada pelo Governo Federal através Suframa que tem prejudicado os municípios, como é o caso de  Guajará que acaba favorecendo a Bolívia. Isso também acontece no Acre, no Amazonas. É comum um produto no outro país ser mais barato já que não tem a tributação que temos. Brasiléia, no Acre, regrediu em número de moradores e em Cobija na Bolívia aumentou. Temos que ter uma Amazônia mais forte”, destacou.

Salientou ainda, que Rondônia é fornecedora de energia elétrica e paga o preço mais alto do país. Temos que discutir também nossa condição”, frisou.

Em aparte, o deputado Cláudio Carvalho (PT) disse que Rondônia teve 16% de reajuste na energia. “Quando se iniciou a discussão das usinas em Rondônia, eu achava que pelo menos teríamos desenvolvimento. Doamos o que era mais importante para nós que é a Cachoeira de Teotônio. Ficamos com um prejuízo ambiental, social e a energia cara. É preciso um esforço conjunto de cobrar para termos uma energia mais barata”, observou.

Em aparte, o deputado Luiz Cláudio (PR), falou que a Eletrobrás tem déficit de mais de R$ 200 milhões só em Rondônia, mesmo com toda essa arrecadação, o que é um absurdo. “Não estão fazendo investimentos necessários. Municípios estão com energia deficitária, o “Programa Luz para Todos” não está atendendo todo o setor rural e o BNDES secou o cofre. Tudo agora é para a Copa do Mundo e os investimentos necessários de infraestrutura estão sendo colocados de lado”, reclamou.

Fonte: Liliane Oliveira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)