Terça-feira, 13 de abril de 2010 - 11h38
Produtores rurais dos municípios de Campo Novo e Santa Luzia foram beneficiados, no último final de semana, com a aquisição de tratores agrícolas e caminhão por meio de emenda do deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO).
No município de Campo Novo, pequenos produtores rurais da Associação Dias Gomes, da Linha 05, contam a partir de agora com um trator equipado para o trabalho diário de suas produções. Em Santa Luzia agricultores da Linha 180, organizados pela Associação APRUCCAM, receberam um trator traçado que trará melhores condições para o trabalho das mais de 40 famílias daquela localidade.
“Poderemos gradear melhor nossa terra, puxar nossos produtos da lavoura e ainda fazer a triagem de cereais com esse trator. Nossa produção com certeza ganhará mais qualidade”, comemorou José Luiz Pezzim, presidente da APRUCCAM.
Também em Santa Luzia, foi entregue um caminhão para a Associação de Mulheres de Santa Luzia (ASMUSAL), que contribuirá no desenvolvimento do trabalho das mulheres da zona rural com o transporte da produção. A ASMUSAL produz conserva de legumes, doces, mel, farinha e artesanatos.
“Vamos poder ter agilidade e segurança na busca da matéria prima e no transporte para a comercialização de nossos produtos”, comemorou Jovelina Carvalho, presidente da ASMUSAL..
Além das entregas o deputado Anselmo se reuniu com os homens e mulheres do campo destas localidades para dialogar sobre a realidade da agricultura familiar no Estado e no País.
O deputado Anselmo ressaltou que a entrega de recursos são importantes e contribuem para o desenvolvimento dos municípios, seja na cidade ou no campo. Mas destacou ainda que para a agricultura familiar, em especial, é preciso de políticas públicas que permitam dias mais sustentáveis para o setor.
“Alegro-me muito em poder contribuir com recursos financeiros no campo, mas entendo que o setor agrícola deve ser amparado por políticas públicas consolidadas. Assim o trabalhador rural e sua produtividade poderão ter proteção e sustentabilidade”, disse Anselmo pontuando ainda que a agricultura familiar é responsável hoje por mais de 70% da comida que chega a mesa dos brasileiros.
Políticas Públicas
Assim como tem feito pelos demais municípios de Rondônia, em Campo Novo e Santa Luzia o deputado Anselmo, um dos principais representantes da agricultura familiar no Estado e no Congresso Nacional, dialogou com os produtores rurais acerca dos avanços nas políticas públicas para o setor. Para o deputado, importantes conquistas foram alcançadas nos últimos oito anos pela agricultura familiar como a instituição da Lei da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326) e Programas Nacionais que trazem condições aos produtores para o aumento e qualidade da produção e melhores condições de vida, permitindo a eles permanecer no campo. Como exemplo, o parlamentar cita o Programa de Habitação Rural, Programa Luz para Todos, Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Programa Terra Legal e o Decreto nº 7137 que renegocia dívidas rurais.
Anselmo disse enxergar ser preciso fazer ainda mais pelo segmento. E diante desse entendimento, tem dedicado de forma especial as ações de seu mandato para o fortalecimento, crescimento e sustentabilidade da agricultura familiar do País, apresentando propostas de leis resultantes de debates com agricultores, órgãos relacionados e seus pares na Câmara Federal.
Fonte: Luciane Machado
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026
A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)