Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Deputado Anselmo entrega maquinários agrícolas e debate agricultura familiar


  
Produtores rurais dos municípios de Campo Novo e Santa Luzia foram beneficiados, no último final de semana, com a aquisição de tratores agrícolas e caminhão por meio de emenda do deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO).

No município de Campo Novo, pequenos produtores rurais da Associação Dias Gomes, da Linha 05, contam a partir de agora com um trator equipado para o trabalho diário de suas produções. Em Santa Luzia agricultores da Linha 180, organizados pela Associação APRUCCAM, receberam um trator traçado que trará melhores condições para o trabalho das mais de 40 famílias daquela localidade.

“Poderemos gradear melhor nossa terra, puxar nossos produtos da lavoura e ainda fazer a triagem de cereais com esse trator. Nossa produção com certeza ganhará mais qualidade”, comemorou José Luiz Pezzim, presidente da APRUCCAM.

Também em Santa Luzia, foi entregue um caminhão para a Associação de Mulheres de Santa Luzia (ASMUSAL), que contribuirá no desenvolvimento do trabalho das mulheres da zona rural com o transporte da produção. A ASMUSAL produz conserva de legumes, doces, mel, farinha e artesanatos.

“Vamos poder ter agilidade e segurança na busca da matéria prima e no transporte para a comercialização de nossos produtos”, comemorou Jovelina Carvalho, presidente da ASMUSAL..

Além das entregas o deputado Anselmo se reuniu com os homens e mulheres do campo destas localidades para dialogar sobre a realidade da agricultura familiar no Estado e no País.

O deputado Anselmo ressaltou que a entrega de recursos são importantes e contribuem para o desenvolvimento dos municípios, seja na cidade ou no campo. Mas destacou ainda que para a agricultura familiar, em especial, é preciso de políticas públicas que permitam dias mais sustentáveis para o setor.

“Alegro-me muito em poder contribuir com recursos financeiros no campo, mas entendo que o setor agrícola deve ser amparado por políticas públicas consolidadas. Assim o trabalhador rural e sua produtividade poderão ter proteção e sustentabilidade”, disse Anselmo pontuando ainda que a agricultura familiar é responsável hoje por mais de 70% da comida que chega a mesa dos brasileiros.

Políticas Públicas

Assim como tem feito pelos demais municípios de Rondônia, em Campo Novo e Santa Luzia o deputado Anselmo, um dos principais representantes da agricultura familiar no Estado e no Congresso Nacional, dialogou com os produtores rurais acerca dos avanços nas políticas públicas para o setor. Para o deputado, importantes conquistas foram alcançadas nos últimos oito anos pela agricultura familiar como a instituição da Lei da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326) e Programas Nacionais que trazem condições aos produtores para o aumento e qualidade da produção e melhores condições de vida, permitindo a eles permanecer no campo. Como exemplo, o parlamentar cita o Programa de Habitação Rural, Programa Luz para Todos, Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Programa Terra Legal e o Decreto nº 7137 que renegocia dívidas rurais.

Anselmo disse enxergar ser preciso fazer ainda mais pelo segmento. E diante desse entendimento, tem dedicado de forma especial as ações de seu mandato para o fortalecimento, crescimento e sustentabilidade da agricultura familiar do País, apresentando propostas de leis resultantes de debates com agricultores, órgãos relacionados e seus pares na Câmara Federal.

Fonte: Luciane Machado

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)