Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Deputado Anselmo entrega maquinários agrícolas e debate agricultura familiar


  
Produtores rurais dos municípios de Campo Novo e Santa Luzia foram beneficiados, no último final de semana, com a aquisição de tratores agrícolas e caminhão por meio de emenda do deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO).

No município de Campo Novo, pequenos produtores rurais da Associação Dias Gomes, da Linha 05, contam a partir de agora com um trator equipado para o trabalho diário de suas produções. Em Santa Luzia agricultores da Linha 180, organizados pela Associação APRUCCAM, receberam um trator traçado que trará melhores condições para o trabalho das mais de 40 famílias daquela localidade.

“Poderemos gradear melhor nossa terra, puxar nossos produtos da lavoura e ainda fazer a triagem de cereais com esse trator. Nossa produção com certeza ganhará mais qualidade”, comemorou José Luiz Pezzim, presidente da APRUCCAM.

Também em Santa Luzia, foi entregue um caminhão para a Associação de Mulheres de Santa Luzia (ASMUSAL), que contribuirá no desenvolvimento do trabalho das mulheres da zona rural com o transporte da produção. A ASMUSAL produz conserva de legumes, doces, mel, farinha e artesanatos.

“Vamos poder ter agilidade e segurança na busca da matéria prima e no transporte para a comercialização de nossos produtos”, comemorou Jovelina Carvalho, presidente da ASMUSAL..

Além das entregas o deputado Anselmo se reuniu com os homens e mulheres do campo destas localidades para dialogar sobre a realidade da agricultura familiar no Estado e no País.

O deputado Anselmo ressaltou que a entrega de recursos são importantes e contribuem para o desenvolvimento dos municípios, seja na cidade ou no campo. Mas destacou ainda que para a agricultura familiar, em especial, é preciso de políticas públicas que permitam dias mais sustentáveis para o setor.

“Alegro-me muito em poder contribuir com recursos financeiros no campo, mas entendo que o setor agrícola deve ser amparado por políticas públicas consolidadas. Assim o trabalhador rural e sua produtividade poderão ter proteção e sustentabilidade”, disse Anselmo pontuando ainda que a agricultura familiar é responsável hoje por mais de 70% da comida que chega a mesa dos brasileiros.

Políticas Públicas

Assim como tem feito pelos demais municípios de Rondônia, em Campo Novo e Santa Luzia o deputado Anselmo, um dos principais representantes da agricultura familiar no Estado e no Congresso Nacional, dialogou com os produtores rurais acerca dos avanços nas políticas públicas para o setor. Para o deputado, importantes conquistas foram alcançadas nos últimos oito anos pela agricultura familiar como a instituição da Lei da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326) e Programas Nacionais que trazem condições aos produtores para o aumento e qualidade da produção e melhores condições de vida, permitindo a eles permanecer no campo. Como exemplo, o parlamentar cita o Programa de Habitação Rural, Programa Luz para Todos, Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Programa Terra Legal e o Decreto nº 7137 que renegocia dívidas rurais.

Anselmo disse enxergar ser preciso fazer ainda mais pelo segmento. E diante desse entendimento, tem dedicado de forma especial as ações de seu mandato para o fortalecimento, crescimento e sustentabilidade da agricultura familiar do País, apresentando propostas de leis resultantes de debates com agricultores, órgãos relacionados e seus pares na Câmara Federal.

Fonte: Luciane Machado

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce