Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Dengue tipo 4 mobiliza Ariquemes e Região


 

Com o objetivo de mobilizar as autoridades regionais para juntos elaborarem ações que antecipem o mosquito transmissor da dengue, o Ministério Público – MP - de Ariquemes, convocou todos os municípios do Vale do Jamari, para uma Audiência Pública, na tarde de ontem (09.09).

O motivo da ação é que já foi confirmada a circulação da dengue tipo quatro na Amazônia, mais precisamente em Roraima, a presença deste sorotipo não era registrada no país há 28 anos.

Na ocasião, foram discutidas algumas estratégias para evitar um surto de Dengue na Região. “De nada adianta o trabalho dos órgãos públicos se não tivermos a colaboração da sociedade. Todos temos que ajudar, limpando os quintais, as calhas e conscientizando os vizinhos para que façam o mesmo”, complementa o Promotor de Justiça, Curador da Saúde, Edilberto Tabaliba.

Como Ariquemes integra a quarta regional de saúde e atende uma população correspondente a 250 mil pessoas, esta iniciativa do MP tem um valor ainda maior. “Quanto menos doentes, melhor serão os atendidos aos que necessitam do Sistema Único de Saúde - SUS”, explica o secretário de Saúde, Carlos Alberto Caieiro, que elogiou o MP.

O mais alarmante é que as pessoas que já contraíram qualquer um dos três tipos de vírus da dengue não estão imunes ao tipo quatro, ao contrário, ficarão mais vulneráveis à dengue hemorrágica.

Sintomas

A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes: Infecção Inaparente; Dengue Clássica; Febre Hemorrágica da Dengue; e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre elas, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

- Infecção Inaparente

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica

A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre cinco e sete dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica

A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
- Síndrome de Choque da Dengue

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento