Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de manejo de animais peçonhentos em Monte Negro


Resultado de parceria envolvendo a Faculdade São Lucas e a Universidade de São Paulo (USP), através do Instituto de Ciências Biomédicas, com sede no município de Monte Negro, interior rondoniense, tem início neste domingo, dia 9, o 5º Curso de Manejo de Animais Peçonhentos (Coleta, Identificação e Primeiros Socorros). As atividades, coordenadas pelos biólogos Flávio Terassini e Saymon de Albuquerque, serão desenvolvidas no ICB5, em Monte Negro, até o dia 15. O Curso envolve ainda o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. 

Como convidados especiais da coordenação do curso vão estar em Rondônia o sargento Élcio Antônio de Araújo, da Polícia Ambiental de Minas Gerais, e os biólogos Tiago de Oliveira Lima e Rodrigo Maciel Teixeira, de Belo Horizonte. Os três vão ministrar palestras aos participantes do curso de manejo de animais peçonhentos. O programa do curso prevê biologia e ecologia de serpentes, aranhas e escorpiões, incluindo a distribuição geográfica, morfologia e identificação científica; manejo de animais vivos (cobras, aranhas e escorpiões) e orientação sobre atendimento adequado em caso de acidentes com animais peçonhentos.

O professor Flávio Terassini destacou a importância do curso, tendo em vista o período de chuvas, quando geralmente se registra aumento significativo nos acidentes com animais peçonhentos. "A capacitação e a difusão desses conhecimentos podem contribuir para minimizar este quadro", observou Terassini.

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç