Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 - 11h40
Com carga horária de 30 horas para esta etapa, este curso terá como público alvo profissionais da educação que já estão atuando com alunos surdos seja em sala de ensino regular ou salas de recursos e também familiares de alunos surdos que queiram melhorar a comunicação em casa.
Este curso será ministrado pelos instrutores que trabalham na Semed Ronaldo de Oliveira e Zélia Augusta, bem como pela professora e pedagoga especialista em LIBRAS do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Surdez, Intérprete e Facilitadora dos Cursos de Libras Jusiany Pereira da Cunha dos Santos.
Segundo a professora Jusiany o objetivo é propiciar aos cursistas a compreensão das diferenças metodológicas no atendimento às necessidades especiais da pessoa surda. ”Por meio dos encontros presenciais nós vamos propor a aquisição de vocabulário em LIBRAS, através da contextualização de situações cotidianas”. Explicou.
A língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silencio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na Educação dos Surdos da Nobreza. No Brasil A Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil - atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
É uma língua natural da comunidade Surda e surgiu para facilitar a comunicação, é uma língua com estrutura e gramatica própria e está regulamentada através da LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, através do DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. A LIBRAS é de uso corrente apenas no Brasil, pois como as língua de sinais não são universais, cada país possui a sua própria língua.
As inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente na Semed, que está localizada na Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta - CEP 76.907-614 em Ji-Paraná.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)