Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de LIBRAS na educação de Ji-Paraná


Com carga horária de 30 horas para esta etapa, este curso terá como público alvo profissionais da educação que já estão atuando com alunos surdos seja em sala de ensino regular ou salas de recursos e também familiares de alunos surdos que queiram melhorar a comunicação em casa.

Este curso será ministrado pelos instrutores que trabalham na Semed Ronaldo de Oliveira e Zélia Augusta, bem como pela professora e pedagoga especialista em LIBRAS do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Surdez, Intérprete e Facilitadora dos Cursos de Libras Jusiany Pereira da Cunha dos Santos.

Segundo a professora Jusiany o objetivo é propiciar aos cursistas a compreensão das diferenças metodológicas no atendimento às necessidades especiais da pessoa surda. ”Por meio dos encontros presenciais nós vamos propor a aquisição de vocabulário em LIBRAS, através da contextualização de situações cotidianas”. Explicou.

A língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silencio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na Educação dos Surdos da Nobreza. No Brasil A Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil - atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

É uma língua natural da comunidade Surda e surgiu para facilitar a comunicação, é uma língua com estrutura e gramatica própria e está regulamentada através da LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, através do DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. A LIBRAS é de uso corrente apenas no Brasil, pois como as língua de sinais não são universais, cada país possui a sua própria língua.

As inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente na Semed, que está localizada na Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta - CEP 76.907-614 em Ji-Paraná.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce