Terça-feira, 28 de julho de 2009 - 09h06
Em reunião realizada nesta semana entre o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, José Januário de Oliveira Amaral, o deputado teve garantias da reitoria que o Curso de Engenharia Ambiental não será transferido para Porto Velho, como queriam alguns professores do Curso.
Januário ressaltou ainda que estará em Ji-Paraná no próximo dia 3 de agosto para uma reunião às 16 horas com os professores do departamento de engenharia e alunos do curso para tratar sobre o assunto. Conforme o reitor, a intenção da Universidade é trazer mais investimentos e estruturar os cursos do interior do estado.
No inicio deste ano, foi aprovado pelo departamento de Engenharia do Campus, a proposta de retirar o Curso de Engenharia Ambiental de Ji-Paraná e levá-lo para a Capital com a intenção de criar um centro de engenharia no Estado. Outra argumentação dos professores é quanto a falta de estrutura do Curso em Ji-Paraná.
A proposta passou a ser desarticulada pelo diretório acadêmico do campus e pelos deputados, estadual Jesualdo Pires e federal Anselmo de Jesus que intervieram junto a direção e a reitoria.
Alunos, parte dos professores, deputados e agora reitoria, compartilham da mesma opinião, de que a viabilidade é manter o curso em Ji-Paraná e então somar esforços para que o curso receba os apoios necessários para as melhorias estruturais, essenciais para a qualidade do ensino e o reconhecimento do mesmo, junto ao Ministério da Educação (MEC).
Jesualdo Pires ressaltou que Porto Velho também sofre com falta de estrutura e que o campus de Ji-Paraná está muito mais adiantado possuindo inclusive alguns laboratórios e prédio especifico para a finalidade dos cursos de engenharia.
"Estaríamos andando na contra-mão se apoiássemos essa idéia. Hoje é mais viável criar um pólo de engenharia em Ji-Paraná. Nossa luta é para fortalecer o campus de Ji-Paraná", frisou Jesualdo.
INVESTIMENTOS - Jesualdo Pires após expor sua preocupação com a possibilidade de saída do curso, anunciou ao reitor que empenhou uma de suas emendas, no valor de R$ 50 mil para o calçamento com bloquetes para o pátio da universidade.
O reitor Januário ressaltou que está em processo de licitação investimentos na ordem R$ 1,6 milhão para o Campus de Ji-Paraná e que não faz sentido a transferência de nenhum curso do campus.
O curso de Engenharia Ambiental foi implantado em Ji-Paraná no ano de 2007 e possui três turmas contando com cerca de 100 alunos, a maioria vinda de municípios do centro-sul do Estado. A primeira turma de engenheiros ambientais será graduada em 2011.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)