Terça-feira, 28 de julho de 2009 - 09h06
Em reunião realizada nesta semana entre o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, José Januário de Oliveira Amaral, o deputado teve garantias da reitoria que o Curso de Engenharia Ambiental não será transferido para Porto Velho, como queriam alguns professores do Curso.
Januário ressaltou ainda que estará em Ji-Paraná no próximo dia 3 de agosto para uma reunião às 16 horas com os professores do departamento de engenharia e alunos do curso para tratar sobre o assunto. Conforme o reitor, a intenção da Universidade é trazer mais investimentos e estruturar os cursos do interior do estado.
No inicio deste ano, foi aprovado pelo departamento de Engenharia do Campus, a proposta de retirar o Curso de Engenharia Ambiental de Ji-Paraná e levá-lo para a Capital com a intenção de criar um centro de engenharia no Estado. Outra argumentação dos professores é quanto a falta de estrutura do Curso em Ji-Paraná.
A proposta passou a ser desarticulada pelo diretório acadêmico do campus e pelos deputados, estadual Jesualdo Pires e federal Anselmo de Jesus que intervieram junto a direção e a reitoria.
Alunos, parte dos professores, deputados e agora reitoria, compartilham da mesma opinião, de que a viabilidade é manter o curso em Ji-Paraná e então somar esforços para que o curso receba os apoios necessários para as melhorias estruturais, essenciais para a qualidade do ensino e o reconhecimento do mesmo, junto ao Ministério da Educação (MEC).
Jesualdo Pires ressaltou que Porto Velho também sofre com falta de estrutura e que o campus de Ji-Paraná está muito mais adiantado possuindo inclusive alguns laboratórios e prédio especifico para a finalidade dos cursos de engenharia.
"Estaríamos andando na contra-mão se apoiássemos essa idéia. Hoje é mais viável criar um pólo de engenharia em Ji-Paraná. Nossa luta é para fortalecer o campus de Ji-Paraná", frisou Jesualdo.
INVESTIMENTOS - Jesualdo Pires após expor sua preocupação com a possibilidade de saída do curso, anunciou ao reitor que empenhou uma de suas emendas, no valor de R$ 50 mil para o calçamento com bloquetes para o pátio da universidade.
O reitor Januário ressaltou que está em processo de licitação investimentos na ordem R$ 1,6 milhão para o Campus de Ji-Paraná e que não faz sentido a transferência de nenhum curso do campus.
O curso de Engenharia Ambiental foi implantado em Ji-Paraná no ano de 2007 e possui três turmas contando com cerca de 100 alunos, a maioria vinda de municípios do centro-sul do Estado. A primeira turma de engenheiros ambientais será graduada em 2011.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)