Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cultura quer orçamento próprio e descentralização


 
Em reunião com os vereadores Enoque Nunes (PMDB), Tibério Rocha (PPS), Adair Moulaz (PSDB), João Leite (PP) e Valmir Francisco dos Santos (Val do PT) nesta quarta-feira (24) na Sala de Reuniões da Câmara Municipal o presidente do Conselho da Cultura de Ariquemes Lafaiete Ribeiro e representantes do setor pediram a intervenção dos legisladores no sentido de remanejar recursos previstos no orçamento de 2011 e a descentralização da pasta através da criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Segundo Lafaiete, atualmente os recursos são repassados pelo município através da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), mas acabam sendo utilizados em maior volume pelo esporte e inviabilizando o bom funcionamento da cultura e do turismo que “praticamente inexiste no município”.

Ainda de acordo com ele, a falta de recursos próprios para a cultura acaba impedindo a pasta de reivindicar recursos federais, pois a distribuição por parte do Ministério da Cultura (Minc) é feita diretamente às Secretarias de Cultura e Turismo. “Por isso queremos a descentralização do Esporte, porque senão, no próximo ano, continuaremos sendo prejudicados”, reforçou, complementando que ao menos R$ 100 mil seriam suficientes para administrar a pasta no próximo ano.

Depois de ouvirem as explanações, os vereadores concordaram em intervir com os demais colegas da Casa no sentido de criar uma emenda que destine recursos específicos para a Cultura. A retirada, esclareceram, pode ser feita do próprio orçamento que está previsto para a Funcel e que será de em torno de R$ 1 milhão para 2011. “E se isso não for feito agora, provavelmente no futuro o município terá problemas”, observou João Leite. “Realmente, a falta de planejamento tem sido um dos maiores problemas das administrações publicas”, resumiu Val.
 

Motoristas

Depois de se reunirem com representes da Cultura os vereadores Enoque, João Leite e Val receberam os motoristas Francisco Aquino de Souza e Edson Ribeiro, que representando a categoria no município pediram a intervenção dos legisladores no sentido de serem contemplados com o Projeto Lei que permitiu a gratificação de 50% aos servidores das Escolas Pólos de Ariquemes no início de novembro já que são contratados como Agente de Transporte Escolar.

Depois de debater o assunto, que teve pedido de vistas feito pelo vereador Enoque Nunes na sessão realizada no último dia 18, os vereadores concluíram que dificilmente o projeto não será aprovado pela maioria.

Fonte:  Jaqueline Alencar

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)