Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cremero denuncia mazelas na Saúde de Guajará-Mirim ao Ministério Público



Diretor de hospital despreparado, exercício ilegal da profissão, possível contrabando de remédio, falta de pagamento dos médicos, IML improvisado e sucateamento do prédio e dos materiais de trabalho, esses são alguns dos problemas detectados no Hospital Regional do Perpétuo Socorro, em Guajará-Mirim, que foram levados ao conhecimento do procurador-geral de Justiça do Ministério Publico do Estado, Ivanildo de Oliveira, na manhã da última quarta-feira, pelo Conselho Regional de Medicina (Cremero).

Durante reunião com Ivanildo de Oliveira, o conselheiro federal e a presidente do Cremero, Hiran Gallo e Inês Motta, respectivamente, entregaram o relatório da fiscalização e cobraram medidas para que os problemas detectados sejam resolvidos pela Prefeitura de Guajará-Mirim o mais rápido possível.

Além dos representantes do Cremero, participaram da reunião com o procurador-geral de Justiça a promotora Tamera Padoim - da Promotoria da Cidadania, o secretário de estado da Saúde, Milton Moreira, o prefeito e o secretário de saúde de Guajará, Atalíbio Pegorini e Clezio Lobato, respectivamente, e o promotor de justiça Hildon de Lima Chaves, da promotoria de Saúde e Defesa do Consumidor.

Embora o prefeito Atalíbio Pegorini tenha alegado que assumiu a prefeitura com a saúde já sucateada, com uma dívida de mais de R$ 3 milhões, o procurador-geral de Justiça pediu explicações e alertou o prefeito sobre um possível processo criminal. Ivanildo entendeu que há certo desleixo da Prefeitura para com a Saúde.
 
O secretário de Saúde do Estado apresentou números, dos valores investidos em Guajará, e cobrou mais eficácia na aplicação das verbas. Segundo ele, há valores que não são utilizados pela prefeitura por falta de projetos.

A promotora Tamera Padoim salientou que já há processo judicial em andamento contra a prefeitura de Guajará-Mirim. Segundo ela, o MP-RO tem recebido muitas denúncias, mas quando tenta falar com representantes do Poder Executivo Municipal não tem obtido resposta.

O prefeito Atalíbio Pegorini disse estar ciente dos problemas e pediu ajuda do Governo do Estado para que a situação se resolva. “Solicitei a presença de um especialista na saúde para que me ajude a resolver os problemas”, afirmou.

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)