Domingo, 11 de outubro de 2009 - 21h03
Curso mostrou os segredos e técnicas para prender a atenção dos pequenos nas histórias infantis
Professores e estagiários da creche municipal Benta Idavina Pepineli Peres, antiga Menino Jesus, participaram de uma capacitação para aprenderem a melhorar o desempenho em sala de aula. O projeto “socialização de contadores de história”, como o nome diz, repassou dicas de como esses profissionais podem contar contos infantis com mais entusiasmo. As técnicas repassadas foram aprendidas em um curso ministrado com apoio da UNIR.
De acordo com a diretora da creche, Senilda Chagas, o encontro para formação de contadores de história surgiu depois que duas professoras da instituição passaram por uma outra capacitação oferecida pela Universidade Federal de Rondônia. Sandra Daniele e Sílvia Diniz se transformaram em multiplicadoras do que aprenderam, agora para um grupo de 56 profissionais e estagiários da educação infantil.
“Foi uma maneira de melhorarmos o atendimento dado aos alunos aqui da creche. Tanto a Sandra, quando a Sílvia, são excelentes profissionais e se propuseram a repassar um pouco do que aprenderam com os técnicos da UNIR. A partir de agora, as histórias, os contos contados em sala de aula vão ganhar mais vida, um pouco mais de artes cênicas, algo que prenda realmente a atenção dessas crianças e que as ensine os valores da vida”, lembrou.
A idéia é que as professoras e estagiárias adotem as novas práticas de contar histórias a partir agora. Técnicas simples como uma voz mais entoada, ou músicas para dar a sonoridade real de uma floresta estão entre as novidades que vão fazer parte do universo da creche. “É uma forma de mostrarmos um pouco de realidade aos nossos alunos. Usamos muito o lúdico, em linguagem atrativa e principalmente coerente com a idade de cada um”, disse a professora Sandra.
A creche Benta Beres atende hoje cerca de 230 crianças dos oito meses até os três anos de idade. Mais de 50 pessoas trabalham diariamente com turmas que funcionam em tempo integral em três prédios. Mães que precisam trabalhar deixam seus filhos na instituição mantida pelo município, das 07h30 até as 17h. Durante o período em que ficam fora de casa, eles recebem cinco refeições, dormem, brincam e têm atividades extras, como passeios.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)